quarta-feira, 25 de março de 2009

FENAJ se pronuncia sobre censura da TV Câmara.

O Conversa Afiada reproduz o ofício de resposta encaminhado ao presidente da Câmara Michel Temer, ao jornalista Sérgio Chacon e ao diretor da TV Câmara Manuel Roberto Seabra Pereira pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ):
Brasília, 23 de março de 2009.Ofício Nº 008/2009 – FENAJ

Ao jornalista Sérgio ChaconSecretário de Comunicação Social
C/c Manuel Roberto Seabra PereiraDiretor da TV Câmara
e Michel TemerPresidente da Câmara dos Deputados

Senhor Secretário,
A FENAJ recebeu, no último dia 19, cópia de carta aberta distribuída pelo jornalista Leandro Fortes denunciando ação de censura com a suspensão da veiculação do programa “Comitê de Imprensa”, produzido pela TV Câmara e gravado no dia 11 de março.
O jornalista também informa que o link para o citado programa foi retirado da página da TV Câmara na internet e que tais atitudes teriam sido tomadas em função de solicitação do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes.
Preocupados com as implicações destas denúncias, caso sejam confirmadas, solicitamos desta Secretaria esclarecimentos sobre os fatos relatados.
A liberdade de imprensa e o direito à livre manifestação são conquistas inalienáveis da sociedade brasileira e têm na Câmara dos Deputados um aliado imprescindível na proteção e defesa desses direitos sociais.
Atitudes de cerceamento e censura se de fato forem confirmadas, são antagônicas com a função e o papel que se espera de integrantes da Suprema Corte do País e de funcionários e parlamentares da Câmara Federal.
Nesse sentido, na expectativa de receber as informações solicitadas, que com certeza irão esclarecer e repelir as supostas ações de censura renovamos votos de elevadas estima.
Cordialmente,

Sérgio Murillo de Andrade
Presidente da FENAJ

Nenhum comentário: