“A alta da inflação no Brasil não tem causas estruturais. É um fenômeno passageiro, com causas externas, e será revertido graças à ação decidida do governo e da sociedade. A presidenta Dilma já tomou medidas.”
A frase é do ex-presidente Lula, na noite desta quarta feira, em palestra para profissionais do setor financeiro, promovida pelo Bank of America Merrill Lynch, onde ele criticou aqueles que chamou de “profetas do caos”, por preverem uma disparada inflacionária.
- Muitos profetas do caos acham que o sucesso brasileiro, que conseguiu equilibrar desenvolvimento econômico com inclusão social, está ameaçado pela volta da inflação. O mesmo ocorreu em 2003, quando muita gente apostava no fracasso do Brasil e previa que a inflação, que atingiu 12,5% em 2002, continuaria a crescer. Não vacilamos na hora de combater a inflação, pusemos em prática uma autoridade política monetária, e conseguimos que a taxa de inflação chegasse a 3,1% em 2006.
A palestra foi fechada à imprensa, mas a assessoria de Lula divulgou o texto de sua fala.
o aumento da inflação é uma conseqüencia da conjuntura econômica internacional. “A alta da inflação no Brasil não tem causas estruturais. É um fenômeno passageiro, com causas externas, e será revertido graças à ação decidida do governo e da sociedade. A presidenta Dilma já tomou medidas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário