segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O Pronunciamento do Presidente LULA.



Em seis anos, oito meses e sete dias de governo jamais o presidente Luis Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento em cadeia de rádio e tevê tão politizado e, de certa forma, tão “agressivo” quanto o que fez na noite deste domingo, seis de setembro, por conta do feriado de sete de setembro nesta segunda-feira.

Em resposta às críticas que lhe têm sido feitas na mídia na questão da exploração das mega reservas de petróleo recém-descobertas no litoral Sudeste do país, Lula explicou didaticamente, municiado de vasto aparato gráfico, por que o sistema tucano de concessão seria um erro, e instou a sociedade a debater o assunto.

Além de defender apaixonadamente o novo sistema de partilha da exploração do pré-sal em substituição ao modelo que os meios de comunicação e a oposição querem manter, o modelo implantado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Lula pintou uma imagem de esperança e de sucesso no futuro, sem deixar de discorrer sobre os feitos de seu governo que vêm sendo sucessivamente negados pela mídia, apesar do reconhecimento internacional a eles.

Primeiro resultado prático: a oposição e a mídia irão à loucura. Jornais e telejornais desta segunda-feira virão com tudo para contestar, ponto por ponto, a fala presidencial. A oposição desandará a se queixar de uso político do poder constitucional do presidente da República de falar para a nação.

Também suspeito de que o foco principal da mídia e da oposição será o de relativizar o grande otimismo manifestado pelo presidente em sua fala na tevê. Para essa facção política, pior do que a questão do modelo de exploração do pré-sal é a possibilidade de o presidente ter vendido um otimismo que trabalhará contra a proposta conservadora de, no ano que vem, pregar “mudança”.

Para quem pedia uma reação do governo ao avanço tucano-pefelista-midiático, foi um prato cheio.


Do blog do Edu Guimarães:
http://edu.guim.blog.uol.com.br/

Nenhum comentário: