A economia brasileira cresceu 2,0% no quarto trimestre do ano passado na comparação com o terceiro trimestre, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o Produto Interno Bruto (PIB) do País fechou 2009 em baixa de 0,2%.
A expansão da indústria no terceiro trimestre foi destaque, com crescimento de 4%, acima dos outros setores.
A leitura do PIB confirma que a economia brasileira reagiu bem aos efeitos da econômica mundial, graças à ação rápida do governo federal. As medidas tomadas no ano passado, para combater os efeitos da turbulência, passaram pela liberação do compulsório dos bancos, pelo aumento do crédito, por incentivos fiscais aos setores mais afetados e pela redução da Selic (a taxa básica de juros da economia).
Devido ao tamanho da crise internacional, os números do Brasil foram muito positivos.
Os EUA tiveram uma retração de 2,4%.Países Europeus da Zona do Euro, tiveram retração de 4,1%A Rússia caiu 7,9%.A média mundial foi uma retração quatro vezes maior do que a do Brasil: 0,8%.
Entre os países do G-20, apenas 5 países tiveram resultado melhor do que o Brasil. Cresceram apenas a China (8,7%), Índia (5,6%), Indonésia (4,5%), Austrália (2,7%). Coreia do Sul ficou praticamente estável, com leve alta de 0,2%, resultado muito semelhante ao brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário