JACQUELINE FARID Agencia Estado
RIO - O economista da coordenação de indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), André Macedo, disse que com a revisão dos dados da produção industrial de março de 2010, aquele mês mostrou um patamar de produção 0,5% acima de setembro de 2008, registrando um novo patamar recorde de produção do setor.
O recorde anterior havia sido apurado em setembro de 2008, último mês antes dos efeitos nocivos da crise sobre o setor industrial.Em abril, com a queda na produção da indústria ante o mês anterior, o patamar de produção recuou um pouco e esteve 0,2% abaixo de setembro de 2008.
Segundo Macedo, como a queda é muito pequena, a avaliação é de patamar estável em abril deste ano ante aquele período. O IBGE divulgou hoje uma revisão no resultado da produção industrial de março ante fevereiro, de 2,8% apresentados anteriormente para 3,4%, por causa de retificação de informações sobre a categoria de bens de capital (máquinas e equipamentos).
Doze meses
A produção industrial registrou, no indicador em 12 meses em abril (2,3%), o primeiro aumento apurado pelo IBGE desde janeiro de 2009, segundo destacou Macedo. De acordo com ele, essa é mais uma evidência de que a indústria prossegue em processo de recuperação e 18 das 27 atividades pesquisadas já mostram resultados positivos nessa comparação.
"A recuperação, que já vinha sendo observada, vai se espalhando por todas as atividades", disse. Macedo destacou também que o aumento de 18,0% apurado na produção no primeiro quadrimestre de 2010 ante igual período do ano passado representa a maior alta, nessa base de comparação, da série histórica iniciada em 1991.
Nenhum comentário:
Postar um comentário