terça-feira, 1 de junho de 2010

A taça do mundo é nossa?



Bom, a gente falou de tanta coisa pesada hoje que acho que tem direito de comentar algo mais leve, não é? E vocês me perdoem se desagrado alguém, mas em matéria de futebol brasileiro dá palpite até em cartaz…
Então, eu queria comentar a notícia que várias publicações online divulgaram hoje, de que a FIFA definiu o logo da Copa do Mundo de 2014, que será realizada aqui no Brasil.
O anúncio oficial só será feito no dia 8 de julho, mas parece que o desenho é esse mesmo.

Em primeiro lugar- opinião pessoal – o logo é muito feio. São três mãos que se entrelaçam no formato do atual troféu, com a data de 2014. Mas o que incomodou mesmo foi ver Brasil escrito com Z. Pela grafia, fica claro que foi feito em algum escritório fora do país.

E é aí que entra a segunda questão: Por que o logo de uma Copa no Brasil tem que ser feito por algum escritório de design europeu? Pode ser que a FIFA tenha a prerrogativa de fazer o logo onde quiser, mas além de estar errada, deveria privilegiar os designers do país-sede. E não falta gente boa, muito boa, para fazer, aqui.

Numa rápida pesquisa pela internet, constatei que os logos da Copa de 2010, na África do Sul, e a de 2006, na Alemanha, foram desenhados por escritórios dos próprios países. Então, por que no Brasil é diferente? A Copa de 2014 precisa ter um toque brasileiro, além do toque de bola, com a nossa identidade, para assim ser lembrada.
Em 1982, na Espanha, o cartaz oficial da Copa do Mundo foi feito pelo pintor catalão Joan Miró.
Bastava bater o olhar para identificar o estilo inconfundível de Miró e a imagem do país espanhol, quente e forte. Ficou na história como um dos mais originais que já se fez.

Com tantos artistas e designers de primeira, o Brasil ainda pode se recuperar desse golpe. O logo é oficial, mas não é a imagem principal da Copa. Cartazes podem ser desenvolvidos aqui, apenas inserindo o logo discretamente em algum canto. E quem sabe sai algo tão bacana que “rouba a cena” deste treco aí que a Fifa escolheu?

Vamos lá artistas brasileiros! Como dizia aquele jingle: a Taça do Mundo é nossa, com brasileiro não há quem possa!

Nenhum comentário: