Uma produtora de TV, resolveu fazer um reality show policial. Consiste em acompanhar e gravar operações policiais reais. A Rede TV leva ao ar os programas em formato de série policial. A polícia é a de São Paulo. Até aí tudo bem, já vimos Datena, Domingo Espetacular e outros programas fazerem reportagens policiais acompanhando a ação.
A coisa mudou de figura, quando um certo governador demo-tucano, chamado José Serra (PSDB/SP) resolveu ir ao programa Superpop para lançar o programa, nesta segunda-feira à noite. Percebe-se um forte cheiro de factóide e marquetagem política, para desviar a atenção de problemas reais que afligem o estado (no momento em que ela dava entrevista a chuva alagava boa parte São Paulo, de novo). Um oportunismo barato.
Mal avaliado pela população no quesito segurança pública, sem qualquer proposta real para combater os alagões, sem programas habitacionais para resolver problemas de moradias em área de risco, com pedágios batendo todos os recordes de arrecadação, Serra quer melhorar a imagem "da polícia", através de um programa de TV fazendo amostragem de uma operação policial por semana.
Ora, todo mundo sabe que existem bons policiais, alguns até heróicos na defesa de alguns cidadãos em perigo, mas a questão é a cúpula, as políticas de Segurança Pública do governo que, chegando ao fim do mandato, teve que trocar toda a cúpula da secretaria de segurança por causa de excesso de escândalos de corrupção, operações desastradas com morte desnecessária de reféns, casos racismo, de tortura com vítimas fatais (como um jovem de Bauru, que sofreu parada cardíaca após uma sessão de choques elétricos).
O que temos visto é o governo José Serra alocar todos os recursos políciais necessários para reprimir protestos de moradores desalojados, de gente que protesta contra pedágios abusivos, contra aumentos abusivos das passagens de ônibus. É repreesão contra policiais que reinvindicam, estudantes, sem-terra, e gente que não aguenta mais a situação de abandono do estado. Pelo jeito não faltará policias para o "cast" na TV. Mas falta orientação ao policiamento para ganhar eficiência em dissuadir e combater a criminalidade nas ruas e investigar a corrupção abafada no governo.
Hilário foi ver Serra querendo convencer o telespectador paulista que a Segurança Pública vai "bem", e o programa ajudará a reduzir a "sensação" de insegurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário