quarta-feira, 14 de abril de 2010

A GRANDE OBRA DE SERRA: REPROVADO.

Depois de aberto, Rodoanel recebe obras de drenagemInaugurado no dia 1º de abril, trecho sul ganha sistema contra acúmulo de água.
Operários trabalham próximo a local onde já houve dois acidentes; Dersa diz que intervenções já estavam programadas
Moacyr Lopes Jr./Folha Imagem
Funcionários trabalham em obra de drenagem no km 79 da via
ROGÉRIO PAGNAN
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL
Um dia depois de a Dersa afirmar que o trecho sul do Rodoanel é uma via segura, um grupo com cerca de 20 funcionários contratados pela estatal paulista ocupava ontem acostamento e faixas da pista próximo ao km 79 -em ambos os sentidos- justamente para realizar obras de segurança no local.
Até ontem, 12 dias após sua inauguração, os 61 km do trecho sul registravam 28 acidentes. Dois deles, segundo a Polícia Rodoviária Estadual, ocorreram no km 79. Os acidentes foram ocasionados, segundo a polícia, por aquaplanagem.
Segundo funcionários que trabalham no local, está sendo instalado um sistema de drenagem. Furos eram feitos na lateral na pista recém-inaugurada para ajudar no escoamento da água da chuva nas pontes.
Em nota, a Dersa afirmou ontem que as obras de drenagem já estavam previstas. A estatal não explicou, porém, por que o anel viário foi entregue sem que elas tivessem sido feitas.
Negativas
Anteontem, ao ser questionada pela Folha sobre a necessidade de reformas no novo Rodoanel, a Dersa disse, genericamente, que a via era segura.
VÍTIMA
De acordo com a estudante Elaine Utiyke, que capotou o carro no trecho, ela seguia a 90 km/h sentido Mauá, abaixo da velocidade máxima permitida, quando perdeu o controle do veículo e capotou. "O que tinha era um rio no meio da pista. Parei de cabeça para baixo. "Sobre o fato, a Dersa divulgou nota em que nega que os acidentes tenham qualquer relação com falhas na execução da obra, a cargo da empreiteira Andrade Gutierrez.
Conforme a Folha revelou ontem, parte dos 61,4 quilômetros do trecho sul já apresenta problemas, como buracos na pista e esborcinamento (quebra nas bordas das placas de concreto). Além desse sistema de drenagem que está só agora sendo instalado, a via deve sofrer outras intervenções, como a reparação de até dois quilômetros de pavimento, também nos arredores do km 79 da via.A Dersa nega que vá reformar esse pedaço do anel viário.
Reprovado
De acordo com um engenheiro que participou da obra, e que pede anonimato, parte do pavimento no "lote 1" não passou nos testes de resistência e rugosidade. Além de revelar falta de qualidade, o defeito coloca em risco os usuários da via.
Essa parte da via é a mesma onde ocorreram os acidentes.
O trecho sul do Rodoanel, uma das mais importantes obras viárias do país, foi entregue em 1º de abril, ao custo de R$ 5 bilhões. A obra foi inaugurada na despedida do governador José Serra (PSDB), que deixou o cargo para disputar a Presidência da República.

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