terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A "FOLHA" DEBOCHA DO FÓRUM DE BELÉM.

Não chega a ser novidade, mas é sempre irritante quando isso acontece: a imprensa corporativa brasileira (com raríssimas exceções) não consegue cobrir o "Fórum Social Mundial" de outra forma que não seja "folclorizando" o que se passa por lá.
Na primeira página desta sexta-feira, a "Folha" traz a fotografia de Hugo Chavez cantando ao lado da filha de Che Guevara, sob o título: "Karaokê no Fórum Munidial".
Não há nenhuma informação sobre o que se discutiu no histórico encontro dos presidentes, que reuniu Chavez, Morales, Lugo Correa e Lula.
Na página interna, entre os milhares de participantes do Fórum, a "Folha" escolheu (para ilustrar a "reportagem") um rapaz deitado na grama, de frente pro rio.
Claro que nada disso é mentira. Chavez cantou e o rapaz deitou na grama (aliás, a vista para o rio - a partir da Universidade Federal do Pará - é belíssima; o rapaz tem toda razão em aproveitar a rica paisagem paraense).
As escolhas são sintomáticas. Passam a imagem de que tudo, em Belém, não passa de deboche e descompromisso. É o oposto do que vi por lá. Passei por Belém no início da semana. Vi centenas de pessoas reunidas em escolas, ginásios, auditórios, debatendo formas de superar a barbárie neo-liberal. Ou, simplesmente, se articulando para batalhas futuras.
Nada disso está nos jornais. Ao fazer esse tipo de cobertura, a "Folha" talvez imagine que esteja ajudando a esvaziar o Fórum. A "grande imprensa" não percebeu que ocorre justamente o contrário: é a imprensa que se esvazia, ao tratar de forma canhestra um evento que reúne no Brasil quase cem mil pessoas de todas as partes do mundo.
Do blog do Rodrigo Viana:http://www.rodrigovianna.com.br/

Nenhum comentário: