segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Jornais “escondem” pesquisa Sensus.



Embora todo o país já saiba e a pesquisa Ibope de logo mais, provavelmente vá apontar vantagem ainda maior que os cinco pontos da semana passada, os jornais brasileiros se esforçaram em esconder em suas edições de hoje a pesquisa CNT/Sensus, divulgada ontem, que mostrou Dilma 10 pontos à frente de Serra na disputa pela Presidência.
Nenhum dos grandes jornais publicou o assunto na primeira página, embora se trate da eleição ao principal cargo político do país, e todos colocaram a informação em matérias de pé de página, espaço destinado às notícias menos relevantes. O Globo deu apenas uma tripinha de três parágrafos na página 12A, a Folha de S.Paulo fez matéria em duas colunas coincidentemente na página A12, e o Estadão usou três colunas na parte inferior da página A6.
Curiosamente, quem tratou melhor o assunto foi o jornal econômico Valor, mas acabou com o título mais infeliz: “CNT/Sensus aponta empate no Sudeste”. Talvez o jornal tanha tentado um enfoque diferente, já que todo mundo sabia da pesquisa desde o dia anterior, mas o título da matéria não revela o conteúdo essencial: Dilma cresce em todo o país.
O Valor apresenta uma série de gráficos que mostram bem a vantagem de Dilma, com destaque para um com as últimas sete pesquisas, onde só nas duas realizadas pelo Datafolha Serra aparece à frente de Dilma. Deve ter sido por isso que o presidente do Ibope disse que a próxima pesquisa do Datafolha deve convergir com as dos demais institutos.

Eu já disse antes, o Datafolha chegou ao “limite da irresponsabilidade”. Eu já não duvido de nada.


Nenhum comentário: