quarta-feira, 16 de maio de 2012

CALHA NORTE: LINHÃO TERÁ TORRE DE QUASE 300 METROS


Blog do Piteira

"Posso não concordar com nenhuma das tuas palavras, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-las." (Voltaire)



O projeto da Rede Celpa, orçado em R$ 180 milhões, prevê a construção de mais de 700 quilômetros de linha de distribuição

Está sendo erguida na margem direita do rio Amazonas, na foz do rio Xingu, a maior torre de transmissão de energia elétrica da América Latina. Com 295 metros de altura, ela é cerca de 30 metros menor que a Torre Eiffel, em Paris, na França.

A torre do Xingu faz parte da linha de transmissão que vai levar energia da UHE Tucuruí para Macapá, Manaus e as cidades paraenses da margem esquerda do rio Amazonas. A linha de transmissão terá 1.800 quilômetros.

Além da linha de transmissão, que é mais que bem vinda e uma promessa antiga do governo federal, os moradores querem que as obras de construção das linhas de distribuição, sob responsabilidade da Rede Celpa, sejam antecipadas. A concessionária fala em 2017 como prazo; prefeitos e moradores querem para 2015, ou antes.

A deputada Josefina Carmo está em Brasília, de hoje até a próxima sexta, onde foi ao Ministério de Minas e Energia e à bancada federal do Pará para entregar o relatório da audiência pública realizada no dia 19 de abril passado, em Monte Alegre, promovida pela Assembleia Legislativa do Pará, que debateu o assunto.

Durante a audiência pública, os moradores e líderes políticos da região presentes pediram que o governo do Estado, os deputados estaduais e a bancada federal paraense juntem esforços para conseguir a antecipação das obras que vão levar a energia, já rebaixada, às cidades de Almeirim, Prainha, Monte Alegre,Alenquer, Curuá, Óbidos, Oriximiná, Faro e Terra Santa.

O projeto da Rede Celpa, orçado em R$ 180 milhões, prevê a construção de mais de 700 quilômetros de linha de distribuição.
 

Nenhum comentário: