quinta-feira, 24 de maio de 2012

Gurgel se contradiz e confirma paralisação das investigações sobre Cachoeira por 1 ano





O Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, respondeu ao ofício da CPI do Cachoeira que cobrava explicações sobre o engavetamento da Operação Vegas da Polícia Federal em setembro de 2009 e, infelizmente, confirmou que entre este engavetamento e o início da Operação Monte Carlo "cair do céu", um ano depois, a organização criminosa de Carlinhos Cachoeira operou sem ser importunada por qualquer investigação federal.

A resposta do Procurador-Geral está mais para uma peça em sua defesa jurídica e de sua mulher subprocuradora, invocando fundamentos legais para justificar o engavetamento, do que uma explicação convincente à nação, e mesmo assim apresenta contradições do ponto de vista jurídico.

Gurgel alega (no item 7) que o sobrestamento (engavetamento no popular), inspirou-se na ação controlada, para que a medida legal se concretizasse no momento mais eficaz do ponto de vista da formação de provas e fornecimento de informações. Mas o problema é que não havia ação controlada nenhuma, nem em curso, nem solicitada.

A cronologia dos fatos não deixa dúvidas de que houve, no mínimo, erro, quando ele diz que só em março de 2011 teve a confirmação de que havia outra investigação, sem mostrar nenhuma "ação controlada" desde 2009.

Lamentavelmente a suposta organização criminosa operou livre de investigações durante a campanha eleitoral de 2010, época em que o bicheiro reinou em Goiás para eleger políticos de seu esquema e, quem sabe tentar influir no resultado da própria eleição presidencial, já que há a suspeita sobre qual o real papel do ex-sargento Dadá no episódio do "dossiê no comitê de Dilma", inventado pela revista Veja.

A íntegra da resposta está no site do MPF.

Leia também:

- A nação quer respostas de Gurgel, e não carteirada moral

- Gurgel errou datas no inquérito contra Demóstenes

- Por que Gurgel é foco da CPI? Porque CPI é para corrigir falhas institucionais
 
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/05/gurgel-se-contradiz-e-acaba-confirmando.html

Nenhum comentário: