quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Circulação de jornais do PIG caem no 1º semestre.


A circulação média dos jornais filiados ao Instituto Verificador de Circulação (IVC) teve declínio de 4,8% no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2008, segundo informa o Portal Vermelho.

A circulação média de todos os títulos filiados à entidade nos primeiros seis meses de 2009 foi de 4.231.165 exemplares por dia. No ano anterior, esse número alcançava 4.394.047.

De acordo com o levantamento, a circulação somada dos 20 maiores jornais diários brasileiros caiu 6% no primeiros semestre.

As maiores quedas foram de:
- O Dia (-24%);
- Extra, Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo (todos com -17%);
- Diário de S. Paulo (-11%);
- Diário Gaúcho (-9%);
- Meia Hora (-9%);
- O Globo (-8%);
- Folha de S.Paulo (-7%);
- Super Notícia (-4%);

Na ponta oposta, comemoram crescimento:
- Daqui (37%),
- Expresso da Informação (14%),
- Lance (8%),
- Agora (4%),
- Zero Hora (3%),
- A Tribuna (2%).

Mantiveram-se estáveis — o que no cenário atual é uma vitória — Correio Braziliense, Estado de Minas, Correio do Povo e Valor.

Não houve alterações significativas no ranking geral:
- Folha de S. Paulo (média diária de 296 mil exemplares),
- Super Notícia (288 mil),
- Extra (262 mil),
- O Globo (260 mil),
- O Estado de S.Paulo (215 mil),
- Meia Hora (203 mil),
- Zero Hora (184 mil),
- Correio do Povo (154 mil),
- Diário Gaúcho (152 mil),
- Lance (133 mil),
- Agora São Paulo (88 mil),
- O Dia (82 mil),
- Estado de Minas (76 mil),
- Expresso da Informação (67 mil),
- Daqui (63 mil),
- A Tribuna (62 mil),
- Diário de S.Paulo (61 mil).
- Dez Minutos, de Manaus (54 mil),
- Valor Econômico (54 mil),
- Correio Braziliense (53 mil),
- Jornal da Tarde (49 mil).

A queda poderia ser maior se não fosse as assinaturas em massa feitas por governos demo-tucanos, como as mais de 10.000 assinaturas feitas por José Serra (metade do Estadão e metade da Folha), e as 7.562 assinaturas do jornal Correio Brasiliense feita pelo governador do DEMos José Roberto Arruda.

Publicidade em baixa

Os meios impressos, em geral, também obtiveram queda de investimento publicitário nos cinco primeiros meses de 2009 em comparação com 2008.

De acordo com estudo do Projeto Inter-Meios, juntos, jornais e revistas caíram 16%: 9,48% e 7,37%, respectivamente.

O faturamento do meio jornal caiu para R$ 1,2 bilhão, sendo que a participação no bolo passou para 15,76%. Com queda, as revistas chegaram ao montante de R$ 555 milhões e participação de 7,09%.


Do blog Amigos do presidente Lula:http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

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