sexta-feira, 7 de agosto de 2009

FILHO DE PEDRO SIMON TEM BOQUINHA NO GOVERNO YEDA (...e na Portosol...).


O simpático gargajola na foto é Tiago Chanan Simon.


"Advogado com Pós em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas", Tiago "já foi empresário no ramo de química e de papel e celulose" antes de ser acomodado no desgoverno de Yeda Crusius como Diretor de Desenvolvimento Empresarial da Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais - Sedai (ver Estrutura).
Desconhecemos de que maneira o rapaz concilia as responsabilidades inerentes ao cargo público que ocupa com a presidência de uma certa Viaredes, uma organização congregadora de redes empresariais. Mas, como veremos a seguir, Tiago deve mesmo ter o dom da ubiqüidade.
Tiago é filho do vaniloqüente senador Pedro Simon, o mesmo que, na última segunda-feira, no plenário do Senado, desconversou diante de uma pergunta boba feita pelo correligionário Renan Calheiros: "Vossa Excelência conhece a Portosol?".
.
Tiago, certamente, saberia a resposta, como se pode ver aqui ou aqui.
.
A "Instituição Comunitária de Crédito Portosol", com sede no centro de Porto Alegre, "não é banco nem financeira", eles vão logo avisando. E, embora tenha como "sócios" o Governo Estadual e a Prefeitura Municipal, trata-se de uma ONG, "prestadora de serviços", com a nobilíssima missão de "facilitar a criação, crescimento e consolidação de empreendimentos de pequeno porte, formais ou informais".
Observe este comovente depoimento da costureira Carmen Beatriz: "...Eu já costurava, mas precisava de dinheiro pro negócio deslanchar mesmo. Aí eu bati em várias portas e todo mundo me disse não, menos a Portosol, que acreditou em mim, me ajudou, me deu apoio. Comprei 9 peças de tecido com aquele primeiro crédito e aí que meu negócio começou. Hoje eu tenho uma loja boa, reformei a casa e sigo cliente da Portosol, porque eles estão comigo pro que der e vier".
.
Este Cloaca News, que não sabe em que porta bater, ficou matutando: será que Pedro Simon andou precisando de algum "pro negócio deslanchar" e foi bater na porta da Portosol? Se bateu, Tiago a abriu para o querido daddy? Se abriu, papito conseguiu sair de lá carregando consigo algumas "peças de tecido"?
Especulemos mais, leitores! Por que será que Pedro Simon defende Mamãe Yeda? E por que será que o senador gaúcho não respondeu à pergunta do Tio Renan - "Vossa Excelência conhece a Portosol?".
.
ATUALIZAÇÃO - 13:45h - Segundo o Blog do André Machado, abrigado no sítio digital do tablóide Zero Hora, Tiago Chanan Simon não trabalha mais para o Governo do Estado. Sua exoneração foi assinada em 14 de juho e publicada no último dia 30 no Diário Oficial, mas o nome dele ainda aparecia na manhã de hoje no site da Sedai.
Diz mais o blogueiro de Zero Hora: "Tiago Simon presidiu a Portosol entre março de 2006 e novembro de 2008. Deixou o cargo quando da assinatura de um convênio com o Ministério do Trabalho, o que poderia causar desconforto ao senador Simon pela relação com o Governo Federal. A assessoria do senador divulgou uma nota onde afirma que a atuação na Portosol não era remunerada. A notícia sobre a participação do filho do senador no Governo do Estado foi publicado (sic) pelo blog alternativo Cloaca News."

Do log Coacla News:http://cloacanews.blogspot.com/

Nenhum comentário: