quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O governo interino de R$ 120 milhões.

Blog do Jeso Carneiro

por Evaldo Viana (*)


A Prefeitura de Santarém publicou, no último dia útil do mês de julho, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Relatório de Execução Orçamentária do 3º bimestre de 2009, cujo conteúdo expõe, de forma agregada, as receitas e despesas do 1º semestre deste ano.

Neste período, o chefe do Executivo municipal era o Sr. José Maria Tapajós, razão pela qual se pode, por justiça, denominar o governo de então de “governo José Maria Tapajós” – outra denominação soaria desrespeitosa, deselegante e ofensiva à memória de um governo a quem a realidade teimosamente se recusa a lhe atribuir uma marca e identidade própria.

Pois durante o governo José Maria Tapajós ingressaram nos cofres da Prefeitura de Santarém R$ 120,76 milhões, dos quais R$ 8,93 milhões de receitas próprias (IPTU, ISS e taxas), R$ 99,44 milhões de transferências intergovernamentais (FPM, ICMS, IPVA, SUS e FUNDEB) e R$ 6,96 milhões a título de convênios (repasses voluntários dos governos federal e estadual).

Como todo bom governo, à moda mocoronga, o do Sr. JMT, evidentemente, gastou os recursos postos à sua disposição e um pouquinho mais: as despesas empenhadas do período em análise somaram R$ 124,48 milhões.

Como o governo JMT gastou essa pequena fortuna?

Do Blog do Jeso Carneiro:

http://www.jesocarneiro.com/

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