quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Eduardo Campos confessa ser incompetente e despreparado



Na ânsia de ser mais demotucano do que Aécio Neves (PSDB-MG), o governador Eduardo Campos (PSB-PE) cometeu um ato falho que soou como confissão de incompetência, desconhecimento e despreparo.

Campos disse "Entregamos o Ministério das Minas e Energia a São Pedro", crítica que nem o mais urubólogo dos colunistas do PIG (Partido da Imprensa Golpista) chegou a esse ponto (muitos levantam "suspeitas" sobre a robustez do setor elétrico, mas nunca chegam a ser peremptórios).

Ora, é uma enorme mentira o que disse Campos. O Brasil tem sim uma matriz hidrelétrica importantíssima, mas hoje tem energia de reserva nas termoelétricas e a Petrobras extrai gás suficiente para supri-las, sem o menor problema. Além disso, hoje o sistema elétrico nacional está muito mais integrado com linhas de transmissão que permitem o transferência de energia das hidrelétricas de uma região para outra, quando os reservatórios de uma região estão baixos. Como o Brasil tem dimensões continentais, o período de seca no sul/sudeste é período de chuvas no nordeste e norte. Mesmo com a pior estiagem das últimas décadas não há risco de racionamento em 2014 e nem nos anos seguintes, pois em 2015 estaremos com um parque instalado das usinas de Rondônia em plena operação, o que deixa a situação bem mais confortável, e depois vem Belo Monte, além de parque eólicos e os outras fontes de energia em construção.

Veja o que diz o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim



Essa declaração de Eduardo Campos além de tudo ainda é cínica, porque sua pretensa vice, Marina Silva, foi ferrenha opositora da construção de hidrelétricas com reservatórios de água maiores. Uma decisão por vezes ambientalmente burra, porque acaba obrigando a gerar energia menos limpa ao ter que ativar termoelétricas durante mais tempo ao longo do ano.

E o pior é que Eduardo Campos chegou a ser ministro da Ciência e Tecnologia por um breve período durante o primeiro governo Lula, por isso deveria demonstrar algum conhecimento sobre o assunto, em vez de falar besteiras. Neste tempo a presidenta Dilma era ministra das Minas e Energia, e já estamos há 11 anos sem problemas de racionamento. A competência e garra de Dilma, comparado à gestão apagada de Campos na Ciência e Tecnologia, levou o presidente Lula a escolhê-la como sua sucessora. Se Campos fosse mais competente e mais preparado, talvez pudesse ser escolhido.

Para piorar, ao ficar ressentido e com inveja da presidenta Dilma, Campos traiu Lula e cometeu o maior retrocesso que um político do campo lulista poderia cometer: virou demotucano, a ponto de declarar que apoiará Aécio Neves no segundo turno (se houver). Note bem: Campos, no segundo turno, apoiará o candidato de FHC em vez de apoiar a candidata do presidente Lula. Haja retrocesso.

Em tempo: Os jornalistas do PIG já anunciaram desde o governo Lula uns dez "riscos de racionamento" e nenhum deles aconteceu, porque a notícia sempre foi furada, mera exploração política, sem base na realidade. 

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/02/eduardo-campos-confessa-ser.html

Nenhum comentário: