sábado, 25 de setembro de 2010

Ibope: Dilma 50%, Serra 28%



Concluída a semana em que os três maiores institutos realizaram mais uma rodada de pesquisas, o Ibope foi o único que conseguiu fazer Serra crescer. Pelo instituto do Montenegro, Dilma manteve a liderança, oscilando de 51% para 50%, e Marina também variou um ponto, de 11% para 12%. Mas Serra passou de 25% para 28%, superando a margem de erro de dois pontos percentuais.
O Datafolha, que foi o primeiro a divulgar pesquisa essa semana, registrou oscilações mínimas, dentro da margem de erro. Dilma teria ido de 51% para 49%, Serra de 27% para 28%, e Marina de 11 para 13%.

No Vox Populi, que saiu ontem, Dilma mantinha os 51% da semana passada, Serra também repetia os 24%, e Marina passava de 8% para 10%.

A conclusão mais óbvia é que o cenário parece consolidado, com Dilma oscilando na casa de 50%; Serra entre os 20%, e Marina nos 10%. Pelos três institutos, Dilma vence no primeiro turno.

O Ibope de hoje apontou 1% dos votos para os outros candidatos, 5% de brancos e nulos e 5% de indecisos. Neste cenário, Dilma se elegeria no primeiro turno com 55,55% dos votos, contra 31,11% de Serra e 13,33% de Marina.

Num hipotético segundo turno, o Ibope apontou Dilma com 54%, e Serra com 32%. Nesse caso, Dilma oscilou dois pontos para baixo e o tucano um para cima. Não se verificou em relação a Serra o salto apontado na pesquisa estimulada.

A lição que estes números mostram, embora a imprensa esteja forçando a mão, ora investindo numa tal “onda verde, ora numa “virada” serrista, é que não existe nada, nada que possa levar à conclusão de que o cenário esteja em mudança.

Eles ainda vão jogar com os números, e nós devemos conservar a calma.

Nenhum comentário: