sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011



Um editorial publicado nesta sexta-feira pelo diário conservador britânico Financial Times elogia o início do governo da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e a mudança de estilo em relação ao antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. Para o jornal, o primeiro mês de governo de Dilma já demonstrou que as previsões de que ela seria simplesmente uma continuação do governo Lula foram “apressadas”. O editorial afirma que ela “rompeu com as políticas de seu antecessor de várias maneiras animadoras”.

“Um dos aspectos menos atraentes da Presidência de Lula foi sua aproximação com o Irã e sua recusa em falar sobre os abusos aos direitos humanos por lá. Essa postura tornou difícil as relações cordiais com os Estados Unidos”, comenta o texto. Para o jornal, Dilma “está revertendo essa posição”.

Gastos

O editorial afirma ainda que a mudança de estilo também pode ser observada na política doméstica, com o reconhecimento de Dilma sobre a necessidade de o governo conter seus gastos. Para o jornal, Dilma não deve se desviar desse caminho e precisa resistir às prováveis pressões de seus parceiros na coalizão governista por aumentos de gastos.

“O quanto antes ela começar a cortar, melhor”, diz o editorial.

Para o jornal, a lista de coisas a fazer na economia ainda é longa, incluindo o incentivo ao aumento do nível de poupança e a simplificação do sistema tributário. Mas, na avaliação do editorial, Dilma “fez um começo (de governo) sólido”, apesar do ceticismo dos mercados.

http://correiodobrasil.com.br/diario-conservador-britanico-elogia-estilo-dilma-de-governar/209738/

Nenhum comentário: