domingo, 6 de dezembro de 2009

Petrobrás explica e Estadão insiste em dar informação errada.

O Estadão não se emenda
Saiu no Blog da Petrobrás (uma lição que a Petrobrás deu ao PiG (*)):
Pergunta (do Estadão): Estou fazendo uma matéria sobre a nova barreira técnica da Petrobras, que vai favorecer fornecedores nacionais de máquinas e equipamentos e deixar mais complicado(sic) a entrada de equipamentos indianos e chineses. A nova norma técnica, chamada Projeto NBR 15827 vai começar com válvulas, mas a ideia é expandir para outros produtos como motores ou bombas.
Com essa nova norma, os fornecedores de válvulas da Petrobras vão ter que buscar uma certificação do Inmetro. Dessa maneira, se tiver pelo menos três empresas com certificação na licitação, não entram empresas sem selo. Caso contrário, ainda vai entrar.Podem tentar obter o selo fornecedores nacionais e estrangeiros, mas, enquanto fornecedores de alto nível como alemães e americanos vão cumprir as regras com facilidade, vai ficar mais difícil para chineses e indianos. Gostaria de saber se vocês querem comentar.
(Percebe-se que o Estadão pergunta por perguntar, porque já sabe a resposta … PHA)
Resposta: A Petrobras passará a adotar, ao longo de 2010, como exigência cadastral para fornecimento de determinadas válvulas para equipamentos críticos, o cumprimento da norma NBR 15827, da ABNT. Para participar de licitações para fornecimento deste tipo de material, as empresas deverão ter seu equipamento certificado por organismos certificadores acreditados pelo Inmetro. A medida visa à garantia de qualidade dos equipamentos críticos. Empresas de qualquer nacionalidade poderão participar do processo de certificação e, caso a obtenham, poderão participar das licitações para fornecimento deste tipo de válvulas para a Petrobras”.

O objetivo do Estadão é demonstrar que a Petrobrás é uma empresa xiitamente xenófoba.
São os arquétipos provinciais do Estadão: eles, a elite branca (e separatista, no caso de São Paulo), entendem de Metrópole e os outros são xenófobos.
Mal sabem os provinciais do Estadão que as empresas estrangeiras vão ganhar rios de dinheiro com o pré-sal (e estão felicíssimas com isso).
O que o Governo Lula fez na Petrobrás foi dar chance à empresa nacional.
Quando a Petrobrás se preparava para ser a Petrobrax, as empresas nacionais eram sistematicamente preteridas.
É famoso um caso de uma plataforma que a Petrobrás do Farol de Alexandria ameaçou comprar no exterior.
Na campanha de 2002, Lula foi lá e disse que, se eleito, compraria no Brasil.
Foi o que ele fez.
E milhares de trabalhadores brasileiros ficaram felizes.
Agora, o Brasil tem até uma indústria naval que renasceu – clique aqui para ler – pelas mãos do Lula e da Petrobrás.
=====================================
Paulo Henrique Amorim

Em tempo: Sugestão do navegante carlos basile.
Da coluna Panorama Político.
Em 2008, foi editado o livro ” Brasília: Preservação e Legalidade. Desafios do Governo. ”
Na orelha da publicação…
- Pela boa administração que exerce no DF, José Roberto Arruda é hoje uma das mais importantes lideranças do cenário político nacional.FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
- Arruda serve para ser candidato a presidente da República pelos Democratas.ARTHUR VIRGÍLIO
- Arruda não fez barganha. Não instalou um balcão de negócios para oferecer a este ou aquele partido.ÄLVARO DIAS
- Parabenizo o governador José Roberto Arruda por suas ações moralizantes.HERÁCLITO FORTES – neste caso, em livro editado em 2008 sobre Brasília.
(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista


Do site do PHA:

Nenhum comentário: