terça-feira, 16 de março de 2010

O bom debate sobre Belo Monte.


Dia de reuniões pra preparar as atividades da semana, reunir o grupo de gestão do nosso governo. Dia em que recebo em audiência o procurador de Justiça, Geraldo Rocha e também Aurélio do Carmo.No blog, Belo Monte toma conta do debate aqui e aqui. E na caixinha de comentários, Chico Feitosa Jr. diz conversando com leitores do artigo Por que Belo Monte?
---------------------------------
Eu moro em Altamira há 8 anos.
Nesse meio tempo, tive a oportunidade de estar nos 2 lados do processo Belo Monte e posso afirmar com muita tranquilidade hj que nós temos uma oportunidade única de fazer de um grande projeto uma mudança significativa na qualidade de vida das pessoas dessa região.
Não vou me ater na questão científica disso, até pq ela não tem nada a ver com Belo Monte pois temos estudos desde o final da década de 70.
Mas quero deixar aqui uma questão ao Paulo Miranda: quer dizer q a energia hidráulica de Belo Monte vai agredir mais o meio ambiente do que os um milhão de barril de petróleo que Manaus queima para se manter?
E
u não acredito nisso.
Mas voltando ao debate que compete é que eu defendo Belo Monte, desde que nós possamos participar do processo de implementação do empreendimento. É essa democracia no processo que o Governo Lula e Ana Júlia estão colocando no processo que incomoda muita gente.
E é justamente por isso que há tanta manifestação contrária, pq agora PODE isso é respeitado no processo, inclusive muitas mudanças que o projeto Belo Monte sofreu foi justamente por causa da pressão da sociedade civil organizada.


Na caixinha de comentários do artigo Por que Belo Monte?, leitores tomam conta do tema e travam o debate sobre a hidrelétrica de Belo Monte.
O verde Zé Carlos também entra no tema, no blog dele. E lá pelas tantas, escreve assim:A OAB criou um grupo de trabalho para acompanhar Belo Monte com a intenção de encontrar regras pelas quais o Pará deva ser compensado pelos impactos dos grandes projetos, que exploram as nossas reservas naturais e os recursos hidrelétricas.
E conclui:Tem muita luta para fazer em prol do Pará. Cláudio Puty e Ana Júlia já se manifestaram, precisamos que outras venham a lume e manifestem suas posições em defesa do Pará. Essa é uma briga que vale a pena, pois é em defesa do povo.A OAB – Pará, já esteve com a Governadora e vai pedir audiência ao Ministério das Minas Energia, temos clareza que batalha só começou.
Esse tema voltará a este blog, pois o potencial de quantidade de energia gerado por hidrelétricas é muito maior e o custo é menor. Termoelétricas poluem, produzem menos, além de ser uma energia muito mais cara. No caso de Belo Monte, significa desenvolvimento sustentável, perene e não passageiro. Então, concordando com Zé Carlos, é uma boa briga em defesa do povo.

Nenhum comentário: