sábado, 13 de novembro de 2010

Tiririca provou que sabe ler e escrever. Já José Serra, não provou que tem diploma.



Muita gente duvidava, mas Tiririca, o deputado mais votado do país, mostrou que sabe ler e escrever. Pelo menos o suficiente para passar no teste simples a que foi submetido.Muita gente pediu para ver o diploma de economista de José Serra. Mas ficaram sem ver. Aliás, José Serra dizia que também tinha diploma de engenheiro. Com o passar do tempo, não tocou mais no assunto e nada ficou provado.

Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP) --é esse o verdadeiro nome do artista-- havia sido acusado pelo Ministério Público de entregar à Justiça Eleitoral declarações falsas sobre sua alfabetização e seus bens.

A perícia levantou a suspeita de que a declaração de alfabetização não teria sido redigida de próprio punho pelo humorista.Para pôr fim às dúvidas, o futuro representante de São Paulo na Câmara dos Deputados foi convidado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo a ler os títulos de duas reportagens de jornal e a escrever um pequeno trecho ditado de um livro.

O presidente do TRE-SP declarou-se satisfeito com o desempenho de Tiririca e garantiu que ele poderá tomar posse de seu cargo.A candidatura do humorista chocou muita gente. Na campanha, ele debochou dos políticos, do Poder Legislativo e de si mesmo.

Seja como for, 1,3 milhão de pessoas decidiram conceder-lhe o voto. E estariam frustradas se ele fosse reprovado no teste.Tiririca pode ter provado que não é analfabeto, mas está longe de se mostrar preparado para ter um bom desempenho na Câmara. E nisso não está sozinho.
O Brasil precisa melhorar a qualidade de seus representantes no Congresso, não há dúvida. Não é apenas uma questão educacional, mas de compromisso com os interesses da população e do país.Essa melhoria não virá de uma hora para outra. Depende de tempo e do exercício da democracia.
Agora

Nenhum comentário: