segunda-feira, 24 de maio de 2010

Serra volta a fazer campanha em São Paulo por causa de queda nas pesquisas.


Neste sábado, José Serra (PSDB/SP),fez campanha no estado de São Paulo, na região do Vale do Paraíba, junto com lideranças demo-tucanas. A princípio, Serra deveria estar se concentrando em outros estados pois em São Paulo ele já seria forte o suficiente. Porém não é essa a realidade.
Na sexta-feira já advertíamos aqui que a pior notícia para Serra não era nos estados onde as pesquisas indicam que ele perde, como do Norte/Nordeste, DF, e RJ. A pior notícia é em um estado onde ele está ganhando, mas seu desempenho está fraco. É no próprio Estado de São Paulo, a fortaleza demo-tucana, onde ele foi governador e fez toda a carreira política.
Os mais otimistas demo-tucanos avaliam que Serra precisa fazer uma diferença de pelo menos 4 milhões de votos no Estado de São Paulo para compensar a derrota no Nordeste. Os demo-tucanos menos otimistas acreditam que a diferença precisa ser de pelo menos 5 milhões de votos. No entanto, a pesquisa Vox Populi focalizada no estado de São Paulo indica que essa diferença está em torno de 3,32 milhões, e a tendência é essa diferença diminuir, pois Dilma deve continuar subindo, e Serra já é mais do que conhecido no Estado, não tendo muita margem para subir.
Outra explicação para Serra voltar-se para São Paulo, seria manter as portas abertas para um plano B: uma refugada, renunciando a candidatura ao Planalto. Enquanto as convenções partidárias de junho não oficializar as candidaturas, ninguém é candidato oficial ainda.
PCdoB lança Netinho e sela apoio a Mercadante
Na sexta-feira, 21, o PCdoB lançou a candidatura do vereador Netinho de Paula ao Senado, em dobradinha com Marta Suplicy, do PT. O evento marcou também o apoio do partido ao pré-candidato ao governo estadual, Aloízio Mercadante.
Vice de Mercadante pode ser o Senador Suplicy ou nome do PDT
Na aliança entre PT, PR e PDT, ficou acertado que a definição do vice-governador ficaria com o PDT. "O prefeito de Campinas (o pedetista Hélio de Oliveira Santos), por exemplo, indicou um dos seus secretários. Estou disposto a colaborar. Eu quero colaborar para que se possa ser fortalecida da melhor maneira a candidatura da Dilma, do Aloizio, da Marta, do Netinho (PC do B) e dos candidatos a deputado estadual e federal", disse Suplicy. "O que o partido avaliar como melhor, vou procurar colaborar."


Nenhum comentário: