sexta-feira, 29 de abril de 2011

Após mobilização, superintendente da TV Sergipe é demitido

18/04/11


A mobilização dos radialistas e jornalistas da TV Sergipe – afiliada à Rede Globo no Estado – rendeu mais uma boa notícia aos funcionários da empresa. Na sexta-feira (15) foi anunciada a demissão do superintendente da TV, Paulo Roberto Siqueira. A saída do diretor era uma das principais reivindicações dos trabalhadores, que em 4 de abril realizaram uma manifestação que obrigou a direção do canal 4 a trocar sua programação.


O diretor foi indicado pela direção nacional da Rede Globo e estava trabalhando na empresa há 11 meses. Sua gestão foi marcada por corte de direitos aos trabalhadores, demissões e falta de respeito com os sindicatos. Para o presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, Fernando Cabral, foi uma grande conquista conseguir a demissão de um funcionário indicado pela Rede Globo. “Foi uma vitória total dos trabalhadores. Que não venha outro carrasco”, pede Cabral.


Além da demissão do diretor, os trabalhadores da TV já haviam conseguido outras conquistas, frutos de sua mobilização. Em duas reuniões entre representantes da empresa e dos sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas – a primeira, na segunda (11), com Albano Franco, um dos acionistas da TV Sergipe; a outra, na terça-feira (12), realizada na Superintendência Regional do Trabalho, com prepostos da emissora –, chegou-se a um termo de compromisso que estabelece o retorno do pagamento correto das diárias e das gratificações; retorno do turno de 6 horas para os motoristas das equipes de reportagem; fim do banco de horas e retorno do pagamento das horas-extras; volta da fixação da escala de trabalho com 30 dias de antecedência; volta do transporte do centro para a TV e do pagamento em quinzenas; e respeito à liberdade sindical.

Também ficou acertado que não haverá perseguição, represália ou demissão aos funcionários que participaram do movimento de paralisação.

* Por Jacson Segundo, assessor de Comunicação da Fitert

Nenhum comentário: