sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Escândalo de Conspiração USA X IRÃ X ISRAEL - Uma análise rápida.




Tô de Olho Malandragem!!!!
Blog Sobre Política, Mídia e Rock'N'Roll. Desde 01 de Julho de 2010.






A morte do Cientista nuclear Iraniano em atentado a bomba em seu carro direciona as cargas do Irã contra USA e Israel.
Este atentado não foi o primeiro e por isso só dá mais força ao discurso de Ahmadinejad e pode impulsionar uma resposta militar do Irã contra Israel ou contra bases americanas no Oriente Médio.Isto tudo está cheirando a conspiração. Mas de quem?
A quem interessaria uma ação destas?
Para responder à esta pergunta, precisamos saber os possíveis motivos para o atentado.
Temos três possibilidades:
1) Teerã matou seu próprio cientista nuclear para dar respaldo às suas acusações contra Estados Unidos e Israel;



) Teerã matou seu próprio cientista nuclear para dar respaldo às suas acusações contra Estados Unidos e Israel;


2) Israel, em nome dos EUA, matou o cientista para frear o programa nuclear Iraniano;

3) EUA e Israel mataram o cientista esperam que Teerã dê uma resposta militar a altura e com isso se justifique uma invasão ao Irã assim como ocorreu com o Iraque. Invasão esta justificada pela "presença" de armas de destruição em massa, as quais nunca foram encontradas.


Mas Saddan Hussain foi derrubado.


Analisando as possibilidades, podemos perceber que é muito improvável que Teerã tenha matado seu próprio cientista, pois eu penso que seu programa nuclear é muito mais importante do que justificar sua argumentação frente aos Estados Unidos.


A morte do físico, por Israel, para frear o programa nuclear, também é pouco provável, até porque outros atentados como este já ocorreram e não surtiram efeito. O programa continuou.Entretanto, uma morte encomendada pelos EUA e por Israel com o intuito de provocar retaliação de Teerã já se torna mais plausível.


O Irã já está ameaçando fechar o Estreito de Ormuz e fazendo testes de mísseis e os Estados Unidos já estão fazendo manobras militares no local. A Europa já está realizando boicote ao Petróleo de Teerã. Isto é, o barril de pólvora está pronto para explodir. Só está faltando uma fagulha.


Pode ser que a faísca tenha sido lançada, com a morte do físico nuclear.


Vamos dar tempo ao tempo e aguardar...


Suspeita de sabotagem ronda programa nuclear do Irã

BBC Brasil


O assassinato nesta quarta-feira de mais um cientista nuclear iraniano pode levar o Irã a promover retaliações. A morte, em Teerã, de Mostafa Ahmadi-Roshan foi o quarto ataque do gênero a cientistas locais em apenas dois anos.


As mortes ocorreram simultaneamente a um sofisticado programa de sabotagem cibernética e a duas misteriosas explosões em bases militares iranianas - uma delas, em novembro, matou o general considerado o 'patrono' do programa de mísseis balísticos do país.


Ninguém assumiu responsabilidade por estes ataques, mas o Irã responsabiliza seus inimigos de longa data, Israel e, por vezes, os EUA.


Quem quer que seja o responsável, o Irã está claramente sendo alvo de uma campanha não declarada de ataques contra seu programa nuclear, que, segundo Israel e o Ocidente, serve de fachada para a obtenção de uma bomba.


Similaridade


Ahmadi-Roshan foi morto por uma bomba magnética, acoplada a seu carro por dois homens em uma moto. Ele era professor universitário e supervisor-chefe na usina de enriquecimento de urânio de Natanz.


O responsável claramente sabia sua rota, seu carro e seus horários.


O artefato, pequeno e profissional, foi projetado para matar sua vítima, mas causar apenas danos limitados em seu entorno.


A similaridade com outra bomba, usada em novembro de 2010 para matar o cientista nuclear Majid Shahriari, é notável.


Uma moto com uma bomba matou um professor de física no começo daquele ano e outro artefato por pouco não causou a morte do homem cotado para chefiar a agência nuclear iraniana.


Em um país tão pouco transparente como o Irã é difícil saber quanta diferença, se é que há alguma, sua morte significará para o programa nuclear, que muitos analistas ocidentais dizem já ter transposto muitos dos obstáculos para a construção de uma bomba.


Efeito


'É possível que (o assassinato) tenha impacto em retardar o programa', diz Mark Fitzpatrick, especialista em proliferação nuclear do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos (IISS na sigla em inglês) de Londres.


'Existem algumas poucas áreas técnicas fundamentais que o Irã ainda não domina, portanto uma estratégia de decapitação é uma medida eficiente para retardar o processo.


Mas pode ser que o Irã esteja já além deste ponto.' Então quem estaria por trás desta campanha não declarada? "Mostafa Ahmadi-Roshan/AFP" Ninguém assume publicamente, mas Israel não faz segredo de que aprecia qualquer retardamento no programa nuclear iraniano, que teme que se torne em breve uma ameaça para sua existência.


No passado, membros de seu governo já negaram participação em tais ataques ou se recusaram a comentá-los.


Mas acredita-se que sua agência de inteligência no exterior, o Mossad, tenha uma das melhores redes de informantes do Oriente Médio.


Em 2011 um iraniano confessou ter sido recrutado pelo Mossad para assassinar um cientista, embora confissões forçadas sejam comuns no Irã.


Vírus


Acredita-se que o vírus de computador Stuxnet, introduzido no programa nuclear iraniano em 2009 e que prejudicou momentaneamente suas centrífugas, seja obra de especialistas israelenses, americanos e, possivelmente, britânicos.


Até agora o Irã não respondeu a estes ataques, a não ser condenando-os publicamente e prometendo seguir com seu programa nuclear.


Mas este último assassinato pode se provar a gota d'água, levando a poderosa agência de inteligência iraniana Etilaat e a Guarda Revolucionária a realizar ataques no exterior. Se eles desejarem retaliar os EUA, têm agentes suficientes no Iraque e no Afeganistão para tornar a vida difícil para americanos lá.


Ataques contra cientistas nucleares israelenses podem ser mais difíceis.


Acredita-se que eles sejam cuidadosamente protegidos e o serviço secreto israelense está preparado para algum tipo de reação.


Richard Dalton, embaixador britânico para o Irã de 2002 a 2006 e agora consultor do instituto britânico de pesquisa Chatham House, acredita que a campanha não declarada contra os cientistas nucleares iranianos esteja agora entrando em uma fase perigosa.


'O próximo passo é o Irã responder à altura', diz ele.


'Se um Estado está por trás disto, então é terrorismo estatal e pede resposta. Parece que acontecerá uma reação que vai gerar um possível confronto.'


Nenhum comentário: