sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Globo leva bofetada na cara com devolução do mandato de Jango pelo Congresso



Na quarta-feira (18), o Congresso Nacional, em sessão solene, devolveu simbolicamente o mandato presidencial de João Goulart (Jango). Contou com a presença da presidenta Dilma e familiares de Jango.

No dia 21 de novembro, por proposta dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), foi anulada a sessão de 2 de abril de 1964, na qual o então presidente do Congresso, Auro de Moura Andrade, mentiu ao declarar vaga a Presidência da República, como se Goulart tivesse abandonado a presidência. Era mais uma fraude para consumar o golpe, pois João Goulart estava no Rio Grande do Sul, e estando em solo brasileiro, jamais a Presidência da República poderia ser declarada vaga. Congressistas adeptos de Jango protestaram, mas perderam na conspiração montada pelos golpistas.

A reparação histórica, se foi uma homenagem ao ex-presidente, seus familiares, e à soberania do voto do povo brasileiro, foi uma bofetada nas Organizações Globo e nos jornalões "Folha de São Paulo" e "O Estado de São Paulo", que apoiaram aquele golpe e foram coniventes com a farsa.

O jornalão O Globo, na época, foi o mais mentiroso de todos. Enquanto o Jornal do Brasil publicava uma verdade factual, que era Jango resistindo e articulando apoios para tentar reverter o golpe, a partir do Rio Grande do Sul, "O Globo" mentia dizendo "fugiu Goulart". A mentira não significava mero erro jornalístico, tinha a função de desmobilizar aqueles que eram contra o golpe.

A verdade é dura. A Globo apoiou a ditadura. 

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2013/12/globo-leva-uma-bofetada-na-cara-com.html

Nenhum comentário: