sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Cuidado com as despesas de fim de ano.

A PRO TESTE orienta o consumidor a não deixar as compras de fim de ano para a última hora,
e a planejar bem os gastos para evitar rombo no orçamento.
A PRO TESTE Associação de Consumidores alerta que uma das vantagens em se antecipar as compras de Natal é a maior variedade, possibilidade de pesquisar melhor os preços e evitar a correria de última hora, além de lojas cheias. Escolher com pressa é muito perigoso para o bolso. É preciso estar atento a qualidade, preço e condições de pagamento para não se arrepender depois. É aconselhável listar tudo o que terá de comprar para evitar sair do orçamento com a empolgação do clima natalino nas lojas.

Compra de pacote turístico, ou aluguel de casa para períodos na praia, reserva de quartos em hotéis e pousadas, compra de passagens de ônibus e de avião, além de presentes, alimentos e bebidas para as ceias de Natal e de Ano-Novo. São tantas despesas extras no final do ano que é preciso atenção para não terminar 2008 com o orçamento estourado.

O consumidor não pode esquecer que, entre o final de um ano e o início de outro, há uma série de compromissos financeiros a pagar (matrículas na rede particular, uniformes e material escolar; Imposto para Veículos Automotivos – IPVA; Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU; seguros; 13º de empregados domésticos e de prestadores de serviços). As mensalidades dos condomínios dobram no período, quando não são rateados, ao longo do ano, os custos das férias e do 13º de funcionários dos prédios.

Há, ainda, os gastos com as ‘caixinhas’ de final de ano, que, somados, não são irrelevantes (entregadores de jornais e revistas; funcionários do condomínio; prestadores de serviços públicos).Como enfrentar esta maratona de gastos, utilizando melhor o 13º salário ou os bônus de final de ano?

Em primeiro lugar, aconselha a PRO TESTE, dando prioridade ao pagamento ou à redução de dívidas, especialmente às de cartões de crédito, de cheque especial ou de empréstimos com juros na lua. Após resolver estes problemas, é fundamental planejar os gastos, tanto de lazer quanto os dos compromissos já citados.

Por exemplo: é melhor pagar o IPTU e o IPVA à vista, se você tiver recurso em poupança ou em fundos de renda fixa e puder disponibilizar este valor. Vale a pena se o desconto for maior que 7%, pois o pagamento parcelado inclui juros. Mas não cabe se endividar para quitar à vista. Comprar o material escolar com antecedência, antes da volta às aulas, permite comparar preços e obter descontos. Melhor ainda se esta compra for feita por grupos de pais, no atacado, com uma boa economia.

Roupas, calçados, bolsas, malas e outros produtos costumam ser oferecidos com preços promocionais após o Natal, nas liquidações de shoppings centers e de lojas de rua. As passagens aéreas são mais baratas pela Internet, e podem ser parceladas no cartão de crédito, sem juros. Algumas linhas de ônibus intermunicipais e interestaduais também aceitam parcelam as passagens no cartão.

Se a opção for por uma companhia aérea menos conhecida, com promoções especiais, deve-se evitar prazos apertados para ida e volta, pois podem ocorrer atrasos nos vôos.
Empregados com registro em carteira ou funcionários públicos recebem um salário antecipado, com 33% de acréscimo, ao entrar em férias. O ideal é aplicar todo este salário de férias, pois será necessário na volta ao trabalho.

Por último, mas não menos importante, alerta a PRO TESTE: tudo isso só dará certo se comprarmos presentes e planejarmos férias que caibam no bolso, para não levar para 2009 as dívidas de 2008.

Nenhum comentário: