segunda-feira, 10 de novembro de 2008

VAI ACABAR O EMBARGO ECONÔMICO A CUBA.

Com a eleição de Barack Obama, o embargo econômico dos Estados Unidos a Cuba já era.

Uma das primeiras medidas do democrata, ao assumir, será autorizar a remessa de dinheiro e as viagens dos cubanos que vivem nos Estados Unidos à ilha.

Se o governo cubano topar libertar todos os presos políticos, os Estados Unidos começarão a desmantelar o embargo.

Isso se tornou possível pelo fato de que os cubano-americanos representam agora apenas 33% dos eleitores hispânicos da Flórida, depois de um influxo de imigrantes hispânicos de Porto Rico e da América Central.

Obama venceu entre os hispânicos dos Estados Unidos por 66% a 32%. E venceu na Flórida com apoio majoritário dos hispânicos. Ou seja, está relativamente livre do lobby anti-castrista dos cubano-americanos. Que aliás, está tão "velho" quanto Fidel Castro.

Não se esqueçam: Obama venceu com apoio maciço dos jovens. Inclusive dos jovens hispânicos. E eles estão muito mais preocupados com empregos e a imigração do que com o embargo econômico caduco.

Acrescente a isso o fato de que os próprios empresários americanos querem investir em Cuba, especialmente no setor hoteleiro e na exploração de petróleo. Não me surpreenderei se o Brasil fizer o meio-de-campo entre Obama e o governo cubano.
Do site do Azenha:

Nenhum comentário: