domingo, 9 de novembro de 2008

OMS elogia Brasil pelas ações de primeiros cuidados à saúde.

O Brasil foi considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) exemplo em ações de primeiros cuidados à saúde. A entidade destacou o Programa Saúde da Família e os trabalhos de observatórios em Recursos Humanos em Saúde desenvolvidos no país.

O governo brasileiro passou a adotar efetivamente os sistemas de acesso universal em 1988. Hoje, cerca de 70% da população é atendida pelos serviços.
Na carta de apresentação do "Informe sobre a saúde mundial 2008 – Atenção básica da saúde", a diretora geral da OMS, Margaret Chan, lembrou também que as mudanças no contexto sanitário mundial nas últimas seis décadas foram essenciais nas ações de atenção primária.

"Os valores centrais da Constituição da OMS e os que deram forma à Declaração de Alma-Ata [cidade russa] estão sendo superados a prova da realidade e seguem válidos.
Contudo pesam sobre os enormes progressos da saúde em plano mundial nossos fracassos coletivos na hora de materializar esses valores que são demasiados óbvios e merecem nossa máxima atenção", ressalta.

Segundo a OMS, nunca foi possível contar com tantos recursos para a saúde como nos últimos anos. A economia do setor está crescendo a um ritmo maior que o Produto Interno Bruto (PIB) mundial, "uma vez que à proporção que representa o PIB mundial passou de 8% a 8,6% entre 2000 e 2005".

"Em números absolutos, e levando em conta a inflação, o dado supõe um crescimento de gasto mundial em saúde de 35% em período de cinco anos", destaca a organização em relatório.

Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Nova York, revelou que quando a cobertura de atendimento em atenção à saúde cresce 10%, a mortalidade infantil cai 4,6%.

Nenhum comentário: