terça-feira, 18 de novembro de 2008

PREFEITURA ENTREGA MIL CASTIÇAIS PARA A TRANSLADAÇÃO.

A Prefeita Maria do Carmo participou na manhã desta segunda-feira, 17, no Centro de Convivência do Idoso, da solenidade de Apresentação do Projeto Castiçal - Círio 2008, desenvolvido pela Prefeitura de Santarém, através das secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS) e Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES).

Durante a programação, os alunos do PETI,
Lucas, Bruna e Jefferson, fizeram uma bonita
homenagem a Nossa Senhora encenando a Coroação da Virgem.

O projeto, que é desenvolvido desde 2005, contou em 2008 com a participação de 60 mães de alunos que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Essas mães confeccionaram 1.000 castiçais que serão usados durante a Transladação da imagem de Nossa Senhora da Conceição que acontece no próximo sábado, 22, e antecede o Círio da Padroeira dos católicos santarenos. Os castiçais foram doados à Diocese de Santarém e cada mãe recebeu um real por castiçal feito.

O padre José Ronaldo Sousa, Pároco da Igreja da Matriz, representou a Diocese de Santarém e destacou a importância de se manter projetos como esse: "Há quatro anos, por ocasião das festividades de Nossa Senhora da Conceição, temos a grata satisfação de receber os castiçais produzidos pelas mães que têm filhos envolvidos em programas sociais e ficamos felizes por constatar que o projeto vem dando certo. É importante que essas ações sejam incentivadas, pois isso revela o talento dessas mulheres e contribui no lado econômico das famílias. Durante a Transladação, eles serão usados e darão um tom especial à procissão noturna."

Prefeita Maria do Carmo lembrou que a Prefeitura de Santarém contribui diretamente com as festividades da Padroeira dos católicos santarenos. Ela reforçou que projetos como esse valorizam a mão de obra local, envolvem o lado social e econômico e tornam ainda mais bonito o evento religioso. "Vivemos um momento especial que antecede o Círio de Nossa Senhora da Conceição e as festividades de final de ano. Quando pensamos neste projeto, a idéia era envolver os participantes de programas sociais, neste caso as mães de alunos do PETI, de uma forma direta no evento, além de proporcionar a elas uma renda extra. A intenção deste governo, tendo a frente a SEMTRAS e a SEMDES, é ampliar essas ações a partir do ano que vem, dando condições para que novos produtos possam ser confeccionados por essas mães, para serem usados não somente na transladação mas também no Círio.

Nelma Bentes - Assessora de Comunicação
Romy Eduardo Castro - Divisão de Comunicação PMS


Nenhum comentário: