quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Primeira manifestação de Geraldo Alckmin e Força Sindical, contra Dilma



Com apoio da Prefeitura , Gilberto Kassab e do governo do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), cinco centrais sindicais encabeçadas pela Força Sindical promoveram uma manifestação ontem para protestar contra a política econômica do governo Dilma.
Os participantes – 15 mil segundo a Polícia Militar e 80 mil segundo os organizadores – foram em passeata da Praça Charles Muller, no Pacaembu, até a Assembleia Legislativa. A Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) acompanhou o percurso mas não conseguiu evitar o fechamento de quatro pistas da Avenida Paulista.
O trânsito ficou complicado em toda a cidade desde cedo, quando cerca de 200 ônibus começaram a chegar ao Pacaembu transportando representantes dos sindicatos filiados às centrais.

Dois helicópteros foram contratados pelos organizadores por cerca de duas horas para transportar fotógrafos e cinegrafistas que acompanhavam o protesto. O custo do aluguel das aeronaves, ônibus, cinco carros de som e alimentação dos participantes não foi informado. Segundo a Força Sindical, as despesas foram divididas entre as várias centrais e sindicatos.
Agenda unitária. A manifestação foi convocada para “sensibilizar a sociedade, o governo e o Congresso Nacional da importância de se aprovar a “Agenda Unitária da Classe Trabalhadora”". Além de reivindicar mudanças na política econômica – redução dos juros, desenvolvimento distribuição de renda -, as centrais listaram outras palavras de ordem menos precisas como o “combate a todas as formas de discriminação e violência e soberania nacional e autodeterminação dos povos”.
O protesto evidenciou o racha entre as duas principais centrais sindicais, a Força Sindical e a Central Única dos Trabalhadores (CUT)
”Sentimos a falta da CUT na manifestação”, disse o sindicalista. “Seria importante a presença deles, porque tenho certeza de que eles trariam mais pessoas para essa mobilização”.

A direção nacional da CUT informou que não participou por considerar que a luta prioritária no momento é o fim do Imposto Sindical.


Por


Nenhum comentário: