sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Partidos se unem pelo plebiscito e lançam manifesto pró-Tapajós



"A luta pela emancipação da região oeste do Pará não se encerra no plebiscito de 11/12, vai além. Independente do resultado das urnas, precisamos manter acesa a chama de nossa autonomia, SEMPRE, e tirar lições desta campanha para fazer uma mobilização popular ainda mais intensa". A frase é a inspiração principal de um manifesto político elaborado por dois partidos de Santarém, no momento em que a campanha pelo plebiscito vai pra Rádio e TV.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Trabalhista Nacional (PTN), se uniram para organizar um evento no próximo sábado (19/11), Dia da Bandeira, convocando os demais partidos organizados em Santarém a participarem da mesma ação. "Nossa intenção é aproveitar essa data – que já não é tão comemorada – e levantar uma nova bandeira", diz José Luis Martins, presidente do PCdoB. "O lema do encontro é: TAPAJÓS: NOSSA BANDEIRA, SEMPRE! e dá a ideia de um movimento que deve continuar após o plebiscito, independente do resultado", completa Anderson Augusto, presidente do PTN.


Sempre - O evento será uma plenária dos filiados dos dois partidos, mas aberta ao público e terá como palestrante o professor da Ufopa, Anselmo Colares, convidado pelos dois partidos, e que vem defendendo a tese de que é preciso pensar no dia seguinte ao plebiscito e as consequências da campanha. "Muita gente já tem dito que após o plebiscito o Pará não será o mesmo, independente do resultado", diz Anselmo. "A questão é saber como canalizar o movimento iniciado este ano e dar os próximos passos", diz ele.


Durante o encontro será discutido e aprovado um manifesto, que sintetiza parte das discussões que os dois partidos realizaram recentemente, quando decidiram se juntar e encabeçar o movimento que estão chamando de "TAPAJÓS, SEMPRE!". A palestra de Anselmo Colares seguirá a mesma tônica do documento, mostrando que além de estarmos preparados para votar no SIM, precisamos saber o que fazer após o resultado, favorável ou não.


"Afinal que estado queremos criar? Essa preocupação já tem sido debatida em encontros promovidos por universidades e movimentos populares", constata Anselmo, ao dizer que é preciso retirar a carga elitista que o movimento sempre teve e, em caso de um resultado adverso, convocar a população a tomar as rédeas do movimento para uma nova arrancada. Além do mais, caso o SIM vença, o estado ainda não estará criado e a mobilização terá que continuar para pressionar o Congresso Nacional e a Presidência da República a acatarem a vontade popular", conclui.


A Plenária Conjunta do PCdoB e PTN acontecerá na sede do Veterano Esporte Clube, na Aldeia, sábado, 19/11, à partir das 08h30. Além dos filiados dos dois partidos, presidentes de todas as agremiações partidárias foram convidadas. O evento é aberto ao público, independente de participar de partidos ou não.

Contatos para falar do evento: professor-doutor Anselmo de Alencar Colares, fones: 9115-9501 ou 8126-9147

Nenhum comentário: