terça-feira, 1 de novembro de 2011

Lula está bem humorado e alegre. Só reclamou da reporcagem do Fantástico.





31/10/2011 - Acompanhado de D. Marisa, Lula chega ao Hospital para começar o tratamento e conversa com os médicos. A presidenta Dilma Rousseff visitou o presidente Lula nesta segunda-feira, quando ele iniciou o tratamento com quimioterapia.
Ao lado de Guido Mantega, a Presidenta Dilma visita Lula em São Paulo, na segunda-feira, quando ele recebeu a primeira aplicação de quimioterapia. Lula deve volta para casa na terça-feira.


Dilma disse que Lula está de bom humor, alegre, e não está preocupado com a doença, nem com o tratamento. O que ele quis conversar foi sobre o encontro do G-20 (grupo dos países de maior economia do mundo) para onde Dilma está indo sacudir os gringos para tirarem a Europa da urucubaca da crise internacional o mais rápido possível.



















A Presidenta disse que Lula comentou também da "reporcagem" do Fantástico, ao querer desqualificar o programa Minha, Casa, Minha Vida, com mais de 1 milhão de contratos de moradias, por causa de 2 casos de fraudadores.


A gente não tem nada contra noticiar fraudes que existam, e é até bom. Quando a Polícia Federal faz uma limpa nos fraudadores de dinheiro público, e sai no noticiário, desestimula quem é vacilão a não sair da linha.


O errado está na ênfase dada na reporcagem, de querer fazer propaganda contra o programa habitacional, prestando um desserviço ao cidadão brasileiro, ao desestimular as pessoas a procurarem a Caixa Econômica para conseguirem a casa própria.


"As chances de cura são muito boas”, prevê o médico.


A equipe que fará o tratamento do câncer ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prevê que as sessões de quimioterapia e radioterapia devem terminar em fevereiro de 2012. Após ser diagnosticado com câncer na laringe no último sábado (28), o ex-presidente começou nesta segunda-feira (31) a primeira sessão de quimioterapia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e deve deixar o local nesta terça (1º), após exames e aplicações de medicamentos.


De acordo com a equipe médica, chefiada por Roberto Kalil Filho, Lula será submetido a três sessões de quimioterapia, cada uma dela com um ciclo de 21 dias. Após a aplicação desses medicamentos, que deve terminar no final de 2011, Lula deverá começar a radioterapia, com previsão de término para fevereiro de 2012.


Segundo Kalil Filho, daqui a cerca de 40 dias, entre o segundo e o terceiro ciclo de quimioterapia, será feita uma avaliação para saber se os medicamentos estão surtindo efeito e se o tratamento continuará como o previsto.


“Nossa expectativa é de que o tratamento tenha sucesso. As chances de cura são muito boas”, prevê o médico Paulo Hoff, que faz parte da equipe.


O médico Luiz Paulo Kowalski informou que uma possível cirurgia foi descartada porque o tumor, que tem entre 2 e 3 centímetros, está muito próximo às cordas vocais, e uma operação poderia comprometer a sua voz. “O tumor é de tamanho intermediário e não se fixou nas cordas vocais. Foi descoberto a tempo, e isso permite que Lula receba um tratamento mais conservador”, afirmou. “Há pelo menos 15 anos, em situações como a dele, se indica a quimio e a radioterapia”, disse Kowalski.


Paulo Hoff acrescentou que a escolha do tratamento com quimioterapia e radioterapia, descartando a cirurgia, foi uma decisão médica. Ele afirmou que mesmo o tratamento mais brando pode causar pequena alteração de voz, mas a previsão é de que não haja nenhum impacto na fala de Lula.


A equipe médica informou que Lula poderá levar uma vida muito próxima ao normal durante o tratamento, mas deverá se manter próximo à sua casa e ao hospital, evitando viagens longas. Além disso, terá que poupar a voz, pois haverá dificuldade para falar. Os médicos também preveem que Lula sofrerá os efeitos colaterais comuns à quimioterapia, como a queda de cabelos.


Segundo Kalil Filho, a situação geral de saúde do ex-presidente é boa, e isso irá ajudar no tratamento. “Lula é uma pessoa saudável, que faz avaliações rotineiras. Não tem nenhum outro problema de a saúde”, disse.Ouça a íntegra da entrevista coletiva concedida pela equipe médica (MP3).


Nenhum comentário: