quinta-feira, 20 de junho de 2013

GOVERNO TUCANO DE MINAS GERAIS NÃO PODE MAIS PROIBIR MANIFESTAÇÃO - STF CASSA DECISÃO DO TJ

BLOG DO SARAIVA

 
 
O governo de Minas Gerais - PSDB - Antonio Anastasia - foi o único que procurou a JUSTIÇA para impedir os movimentos sociais de se manifestarem e de realizar atos de protesto nas ruas. O TJ de Minas, surpreendentemente atendeu ao pedido da medida anti-democrática e de puro arbítrio, no melhor estilo das DITADURAS. A decisão de proibir manifestação nas ruas de Minas Gerais foi agora cassada pelo STF através do Ministro Luiz Fux. 
 
STF derruba limitações aos protestos em Minas Gerais

Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux defendeu, em decisão divulgada nesta tarde (19), o direito de movimentos sociais protestarem nas ruas. Ele suspendeu decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, da última segunda-feira (17), que impedia manifestantes de interditar ruas durante protestos no estado.
 
De acordo com Fux, o direito de reunião é um “componente indispensável à vida das pessoas e à própria existência de um substancial Estado democrático de direito”. O ministro respaldou seu entendimento em decisão anterior da Corte, que revogou normas editadas no Distrito Federal em 2009 contra manifestações nas ruas de Brasília.
 
Fux defendeu a participação ativa dos cidadãos na vida pública para estimular a reflexão sobre temas jurídicos, políticos e econômicos em pauta no país. “É preciso abrir os canais de participação popular para que os rumos da nação não sejam definidos exclusivamente ao talante [desejos] dos governantes eleitos”, registrou.
 
O ministro criticou o uso de violência. Para ele, é contraditório protestar contra o mau uso do dinheiro público depredando prédios e bens que pertencem a toda a sociedade. “Esse tipo de conduta não deve ser tolerada, seja pelo seu caráter violento, seja porque não é capaz de transmitir qualquer tipo de mensagem útil ao debate democrático”.
Edição: Beto Coura
 
http://saraiva13.blogspot.com.br/2013/06/governo-tucano-de-minas-gerais-nao-pode.html

Nenhum comentário: