sábado, 15 de junho de 2013

Para azar da 'Conspiradora Corrupta'

APOSENTADO INVOCADO

Economia brasileira inicia segundo trimestre com crescimento

Por Redação, com Reuters - de São Paulo 

A economia brasileira iniciou o segundo trimestre com expansão
 
A economia brasileira iniciou o segundo trimestre com expansão, mostrou o Banco Central nesta sexta-feira, com o seu indicador de atividade registrando alta de 0,84%  em abril ante o mês anterior, mas ainda insuficiente para levar os agentes econômicos a cravarem que está em curso uma recuperação mais consistente da atividade.

O dado dessazonalizado de abril do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) ficou um pouco acima das expectativas de analistas consultados pela agência inglesa de notícias Reuters com alta mensal de 0,80%, mas mostrou desaceleração sobre o resultado de março, quando teve crescimento mensal de 1,07%, número revisado de alta de 0,72%.

- Os números de abril do IBC-Br sugerem que o PIB do segundo trimestre pode ser melhor do que o observado no primeiro trimestre – afirmou o economista-chefe do banco Fator, José Francisco Gonçalves, por meio de nota.

Na comparação com abril de 2012, o IBC-Br uma espécie sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB) avançou 4,85%, e acumula em 12 meses alta de 1,66%, segundo os dados dessazonalizados do BC.

O desempenho da indústria e do varejo, que mostraram recuperação em abril, ajudaram na alta do IBC-Br no mês, mas o cenário pode não se sustentar.

“Nós esperamos algum retrocesso em maio sobre os dados sólidos de abril (produção industrial deve se contrair em maio)”, escreveu em relatório o diretor de pesquisa do Goldman, Sachs para América Latina, Alberto Ramos.

A produção industrial subiu 1,8 %  em abril sobre março, para marcar o segundo mês seguido de crescimento, enquanto que as vendas no varejo avançaram apenas 0,5%  no período, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mais otimista, o diretor de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, Octavio de Barros, considerou que o resultado do IBC-Br aponta aceleração da economia no segundo trimestre.

- O indicador reforça a percepção de aceleração na margem da economia brasileira neste segundo trimestre. Esperamos alta de 0,9%  no período, após expansão de 0,6%  registrada nos primeiros três meses deste ano – escreveu ele.

A economia brasileira mostrou sinais de que ainda cambaleava no primeiro trimestre ao crescer apenas 0,6%, abaixo do esperado, segundo os dados do PIB divulgados pelo IBGE.

O resultado oficial ficou bem abaixo daquele apontado pelo IBC-Br, segundo o qual o primeiro trimestre mostrou expansão de 1,22%  ante os três meses imediatamente anteriores, em dado também revisado após crescimento de 1,05 %  reportado antes.

O desempenho ruim da indústria e do consumo recentemente afetou a atividade, apesar das diversas medidas de estímulo adotadas pelo governo, e consolidou as apostas de que o crescimento do PIB não atingirá 3%  neste ano, com economistas já falando em cerca de 2,5%. 

http://aposentadoinvocado1.blogspot.com.br/2013/06/para-azar-da-conspiradora-corrupta.html

Nenhum comentário: