sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

FMI VEM AO BRASIL PEDIR DINHEIRO EMPRESTADO - BANCA DE AGIOTAS ESTÁ FALIDA



QUEM DIRIA ?!!! - PRESTE ATENÇÃO DONA MÍRIAM LEITÃO


O FMI considera o Brasil um dos poucos países bem preparados e em condição de enfrentar a crise econômica/moral que "consome" o mundo. Isso dito pela gerente da banca de agiotagem internacional.


Que tal se o Brasil cobrar juros exorbitantes pelo dinheiro emprestado e fizer algumas exigências absurdas, como o FMI e outros organismos financeiros internacionais sempre fizeram conosco, antes do governo Lula.


Política econômica dos últimos anos protege Brasil da crise internacional, diz Lagarde.


Luciene Cruz e Wellton Máximo

Repórteres da Agência Brasil


Brasília – Como resultado da política econômica dos últimos anos, o Brasil é um dos países mais preparados para enfrentar o agravamento da crise internacional, disse hoje (1º) a diretora gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. Em entrevista à imprensa junto com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ela declarou que o Brasil está protegido pelos fundamentos macroeconômicos.


“Nenhum país pode estar totalmente imune à crise, mas alguns estão mais bem preparados que outros. Na nossa visão [do FMI], o Brasil está mais protegido do que qualquer outro país por causa da força do mercado interno e de boas políticas financeiras e macroeconômicas”, destacou.


Para Lagarde, os três pilares que regem a política econômica brasileira desde o fim da década de 1990 – metas de inflação, câmbio flutuante e responsabilidade fiscal – garantem a robustez do país neste momento de turbulências econômicas internacionais. “O Brasil passou por um histórico de crises e reconstrução e hoje tem um sistema financeiro capitalizado e uma economia sólida”, disse.


No encontro, foi discutida a situação econômica internacional e eventuais aportes que os países terão de fazer ao FMI para ampliar a capacidade de o Fundo ajudar países em dificuldade. O ministro da Fazenda ressaltou que esta foi a primeira vez que um dirigente do FMI vem ao Brasil pedir recursos, apesar de as negociações com os países emergentes se estenderem há meses.


“Desta vez, o FMI não veio trazer dinheiro, mas pedir dinheiro para o Brasil emprestar a países avançados. Prefiro ser credor a devedor”, destacou Mantega. Apesar de ter se comprometido a ajudar o FMI, o ministro defendeu que o aporte seja feito por meio de acordos diretos entre o Fundo e o país. Ele, no entanto, não especificou o montante que o Brasil pode emprestar.

Pela manhã, Lagarde encontrou-se com a presidenta Dilma Rousseff. Ela almoçou com Mantega e, no momento, está reunida com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.


Edição: Aécio Amado


Nenhum comentário: