terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Tumor de Lula reduz 75% e médicos descartam cirurgia

Exames realizados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (12) mostram que o tumor que ele tem na laringe regrediu cerca de 75%, surpreendendo positivamente a equipe médica. Devido ao sucesso do tratamento, os médicos já descartaram a hipótese de uma cirurgia.


Segundo Roberto Kalil Filho, chefe da equipe, o estado geral e clínico do ex-presidente é muito bom, e ele deve começar a terceira e última sessão de quimioterapia ainda nesta segunda-feira.

Roberto Kalil Filho conta a Lula e Marisa que tumor do ex-presidente regrediu 75%.

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula.




Lula deverá ter alta na noite de terça, e em janeiro começará o tratamento com radioterapia. Pelo tamanho do tumor, “a cirurgia está totalmente descartada”, disse Kalil Filho em entrevista coletiva concedida no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.


Segundo o médico, o ex-presidente já apresenta redução na rouquidão, um sinal da regressão do tumor. Na manhã desta segunda-feira, Lula estava apreensivo com o resultado dos exames, mas ele e a equipe médica ficaram aliviados ao constatar que o tratamento surtiu bons efeitos.


“Ele está no caminho que conduz à cura”, afirmou o médico Artur Katz, acrescentando que a melhora excede o que eles esperavam.


Segundo o médico Paulo Hoff, a radioterapia deve durar entre três e seis semanas, se encerrando em meados de fevereiro. A previsão é de que em março Lula retome suas atividades.


Hoff explicou que, mesmo com a redução do tumor, a radioterapia não pode ser deixada de lado. “Ela é importante porque é a parte curativa”, disse.


O médico Rubens de Britto relatou que o estado da laringe de Lula é normal e que ele não apresenta problemas de deglutição.


Nenhum comentário: