terça-feira, 24 de abril de 2012

Vale, enquadrada, triplicará produção de potássio para fertilizantes


A presidenta Dilma esteve em Sergipe, na cidade de Rosário do Catete, para assinatura do contrato que permitirá a Vale triplicar sua produção de potássio, usado para fabricar fertilizantes.


A empresa já possui uma mina em operação por meio de contrato de arrendamento que foi renovado nesta segunda-feira com a Petrobras, em uma parceria considerada estratégica pelo governo brasileiro.

O empreendimento vai gerar 5,7 mil empregos em Sergipe.

Hoje, o Brasil importa 90% do potássio e 70% dos fertilizantes que consome.

A produção de fertilizantes foi privatizada no início dos anos 90 e ficou concentrada na mão de oligopólios, inclusive internacionais, e a "mão invisível do mercado" não acompanhou as necessidade de crescimento da produção agrícola brasileira.

Em 2008, antes de agravar a crise do subprime no EUA, o mundo foi sacudido por um aumento internacional de preços nos alimentos e nos fertilizantes, que colocou em risco a segurança alimentar em outros países, e impactou os preços dos produtores nacionais e a inflação.
No governo Lula houve mudança de orientação para desenvolver a produção nacional de fertilizantes. Esse é mais um passo dado nesta direção.
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/04/vale-enquadrada-triplicara-producao-de.html

Nenhum comentário: