segunda-feira, 15 de julho de 2013

Venezuela e Cuba em 1º lugar no Revalida

BLOG DO SARAIVA


Essa notícia é um tapa com luva de pelica na cara dos reacionários que associam a importação de médicos estrangeiros, necessária e urgente, como algo que vai prejudicar a qualidade da nossa medicina. Quanto aos que têm preconceito especialmente com a formação de médicos cubanos ou venezuelanos, aí o tapa não é com luva de pelica não. E com mão espalmada mesmo.

A informação foi publicada no blog O Pensador da Aldeia.

 Resultado do último Revalida, o exame para a seleção de médicos para exercerem a medicina no Brasil: Venezuela em primeiro lugar, Cuba em segundo, Brasil em sexto. Nenhum norte-americano conseguiu ser aprovado.

por Paulo Jonas de Lima Piva

A informação abaixo é para os preconceituosos, reacionários e para todos aqueles que reproduzem passivamente as opiniões prontas, fast-food, de Veja, Folha de São Paulo, CBN e Jornal da Cultura. Diz respeito à vinda de médicos estrangeiros, em particular de médicos cubanos, ao Brasil, onde, na medicina, impera a ideologia elitista e liberal. Ela foi publicada no portal G1 no último dia 12, que fez questão de minimizar a aprovação dos cubanos e a péssima avaliação dos brasileiros:

“Entenda o Revalida

O Revalida é um exame nacional criado pelo Ministério de Educação que representa a porta de entrada tanto para estrangeiros quanto brasileiros que se formaram no exterior exercerem a medicina no Brasil. Ele é uma exigência para que o diploma seja válido no país.

Pelo exame, enquanto o médico não for aprovado e não obtiver a revalidação do diploma pelas instituições do ensino público, ele fica impedido de atuar no país. Se um médico for reprovado no Revalida, ele pode se inscrever para fazer o exame do ano seguinte.

Em 2012, 884 pessoas de várias partes do mundo se inscreveram para o Revalida, e apenas 77 (menos de 9%) conseguiram a aprovação no exame.

O Brasil respondeu pela grande maioria dos inscritos (560), mas apenas 7% dos candidatos foram aprovados. O país ficou na sexta colocação no ranking de índices de aprovação. Os países que obtiveram o maior êxito neste quesito foram Venezuela (27%) e Cuba (25%), apesar de o número absoluto de inscritos ter sido pequeno. Nenhum candidato com nacionalidade de países da Ásia, África ou América do Norte conseguiu passar na prova do MEC”.


Por: Miguel do Rosário
 http://saraiva13.blogspot.com.br/2013/07/venezuela-e-cuba-em-1-lugar-no-revalida.html

Nenhum comentário: