quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Gurgel, Barbosa e a prisão de Dirceu


Por Altamiro Borges

O sítio do jornal O Globo acaba de noticiar que a prisão dos réus do chamado "mensalão" poderá ocorrer ainda antes do Natal. "O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu nesta quarta-feira ao STF a  prisão imediata dos condenados no processo do mensalão. A petição foi registrada no início da noite desta quarta-feira. Como as atividades do tribunal foram encerradas hoje para o recesso, a decisão deverá ser tomada pelo presidente da Corte e relator do processo, Joaquim Barbosa, sem consultar os demais ministros". 
A manobra de Gurgel e Barbosa, as duas principais estrelas midiáticas do momento, é evidente. Eles sabem que teriam dificuldade para aprovar esta medida extrema no pleno do Supremo Tribunal Federal. Uma parte dos ministros já explicitou que a prisão dos 25 condenados só pode ocorrer após a análise dos recursos da defesa. Em toda sua turbulenta história, o STF jamais prendeu os réus antes do "trânsito em julgado" de uma ação. Gurgel aguardou o início do recesso no tribunal e entregou o presente para Barbosa, que agora poderá  decidir de forma monocrática. Ambos serão endeusados pela direita midiática e partidária.
Segundo a assessoria do STF, a decisão sobre as prisões - entre elas, a do ex-ministro José Dirceu - deve ser tomada nesta sexta-feira. "A expectativa dos advogados dos réus é de que Joaquim mandará prender os condenados", informa o sítio de O Globo. Antes de receber a petição do procurador-geral, o presidente do STF já havia adiantado que poderia analisar o pedido de prisão nesta semana. "Se ele for curtinho, talvez", disse o vaidoso Joaquim Barbosa. Caso as prisões ocorram, está consumado o golpe na democracia!
 
 http://altamiroborges.blogspot.com.br/2012/12/gurgel-barbosa-e-prisao-de-dirceu.html

Nenhum comentário: