Bem humorado e sorridente, o presidente Lula foi homenageado pela União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e pela Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), nesta quinta-feira. Estas entidades consideram Lula o patrono do biodiesel no Brasil.
Na cerimônia, Lula ouviu de empresários o pedido para que voltasse ao Palácio do Planalto, o que ele rechaçou de imediato. "Eu não preciso voltar, eu já voltei. Não vou parar (por causa do câncer na laringe). Estou aqui inteiraço para ajudar a Dilma ser eleita mais uma vez", afirmou o ex-presidente.
Lula é o grande responsável pela criação e consolidação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), incluindo o marco regulatório e as metas para produção deste biocombustível. E este foi um dos legados do seu governo, incentivando novas fontes de energia, mais limpas e renováveis.
Foi também no governo Lula que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) criou o Selo Combustível Social, em benefício de mais de 100 mil famílias de pequenos agricultores. O Selo é conferido às usinas que compram pelo menos 30% de matéria prima da agricultura familiar organizada em cooperativas.
Hoje o Brasil produz cerca de 2,7 bilhões de litros de biodiesel por ano, emprega 1,3 milhão de pessoas, com investimentos superiores a R$ 4 bilhões, de um parque industrial de mais de 60 usinas.
A Aprobio acredita que já em 2013 estará regulamentado o chamado "B7", diesel com adição de 7% de combustível renovável.
As associações têm intenção de adicionar 20% de biodiesel ao diesel até 2020, com investimentos estimados de 28 bilhões de reais até 2020.
Na saída do evento, quando os repórteres abordaram Lula... ganha um doce quem adivinhar sobre o que perguntaram?
Acho que todo mundo adivinhou. Lula respondeu: “Tenho coisa melhor para fazer. Quem tem que assistir são os advogados”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário