domingo, 17 de março de 2013

Marconi Perillo corrompeu a mídia?



Por Altamiro Borges
Nesta semana, o jornal Diário de Anápolis divulgou que o governador Marconi Perillo (PSDB-GO) acaba de processar mais um jornalista. É o nono profissional da imprensa conduzido ao banco de réus desde a descoberta do esquema mafioso de Carlinhos Cachoeira, que enlameou todo o governo de Goiás. Além dos jornalistas, o tucano também já processou blogueiros, tuiteiros, sítios e veículos de comunicação em 16 ações judiciais que tratam de supostas ofensas à honra do chefão do Palácio Pedro Ludovico.
A maioria dos processos foi formalizada na Justiça à época da CPI do Cachoeira, no ano passado. Na mira do censor estão reportagens e artigos críticos à gestão de Marconi Perillo e às suas íntimas relações com a quadrilha. As ações exigem indenizações e pedidos de retratação. Apenas a interpelação judicial contra a jornalista Fabiane Pulcineli, do jornal O Popular, foi arquivada. Já o mais recente processo foi movido no início deste ano contra a jornalista Lênia Soares, que mantém um blog no jornal digital Diário de Goiás.
Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás, Cláudio Curado, a atitude do governador tucano fere a liberdade de expressão e avilta a democracia. “Homens públicos precisam prestar contas ao público, pois além dos votos que os consagraram, a população mantém a eles e aos seus projetos administrativos... O sindicato vê com preocupação o excessivo número de ações patrocinadas pelo governador. Até, por que, cabe à imprensa, em um país livre e democrático, cobrar respostas e soluções”, argumenta.
Apesar desta truculência, a mídia nacional quase nada fala sobre Marconi Perillo. Ele virou uma não notícia! Se fosse um governante de esquerda, o escândalo seria brutal e as entidades dos barões da mídia, como a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), já teriam exigido providências em escala planetária. Mas o tucano não mantém boas relações apenas com a máfia de Cachoeira. Ele é conhecido pelas práticas de cooptação dos donos da mídia e também de jornalistas, via anúncios publicitários e outros expedientes mais sinistros.
No início de março, Marconi Perillo foi a principal estrela num evento ocorrido em Goiânia para alavancar a candidatura de Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano. Alguns jornalões deram capa para a foto dos dois juntinhos no seminário. O curioso é que eles não fizeram qualquer menção à ligação do governador do PSDB com a quadrilha de Carlinhos Cachoeira. A mídia “privada” é seletiva e sobrevive graças a vários tipos de “mensalão”. Assis Chateaubriand, o "mercenário", fez escola no jornalismo nativo!
 
http://altamiroborges.blogspot.com.br/2013/03/marconi-perillo-corrompeu-midia.html

Nenhum comentário: