domingo, 24 de março de 2013

PMs do Pará presos por postar no Facebook





Só faltava essa do governo Jatene (PSDB), mandar os "coronéis"  prender dois sargentos e sete soldados da Polícia Militar (PM) do Pará, só  por postar no Facebook. Veja  a nota que o Deputado Edmilson Rodrigeus (PSOL)  enviou ao Blog.

NOTA EM DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DOS DIREITOS HUMANOS

         Como deputado estadual e membro titular da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) acompanhei, com preocupação, pela imprensa, a prisão de dois sargentos e sete soldados da Polícia Militar (PM) do Pará. A acusação contra eles é de incitar um movimento de greve entre a categoria através de seus perfis nas redes sociais (Facebook), o que foi interpretado pelo Comando da Polícia Militar como “conspiração” e "injúrias contra autoridades militares". Nesse sentido, a punição aos PMs está sendo aplicada a uma expressão de descontentamento, o que é preocupante porque a Constituição Federal garante a todos os cidadãos brasileiros o direito à liberdade de expressão.

        
Pelo que foi divulgado na imprensa, não houve a realização de nenhuma assembleia geral da categoria ou mesmo algum ato público organizando paralisações ou mesmo greve, o que reforça a tese de que o Governo do Estado e a Justiça Militar estejam tomando uma decisão extremada. Causa preocupação também porque tal decisão poderá ter consequências na sociedade civil, caso o serviço de inteligência da PM resolva passar a investigar as manifestações e expressões de todos os cidadãos em seus perfis nas redes sociais e aplicar punições. A censura foi um dispositivo muito usado durante a ditadura militar, mas com a promulgação da Carta Magna deste país houve a garantia de vários  princípios constitucionais, dentre os quais, os de liberdade de organização e de expressão.
         

Nesse sentido, não podemos calar diante da criminalização de movimentos sociais ou de servidores públicos. Observo, portanto, a necessidade do Governo do Estado estabelecer um canal de comunicação e diálogo com as diversas associações e entidades representativas dos PMs para buscar uma solução de forma democrática. Entendemos que é preciso respeitar o direito de todos de se expressar livremente e de reivindicar melhorias de condições de trabalho e exercício profissional. Por essa razão, expresso solidariedade aos policiais militares presos e espero que a decisão extremada de prisão possa ser revista e que os princípios basilares democráticos estabelecidos pelo Estado Democrático de Direito e previstos na Constituição Federal desse país sejam respeitados e que o Pará não venha a ser, mais uma vez, palco nacional de desrespeito aos direitos humanos. 
        
         Palácio da Cabanagem, 23 de março de 2013. 
         Edmilson Brito Rodrigues
         Membro titular da Comissão de Direitos Humanos da Alepa



http://ananindeuadebates.blogspot.com.br/2013/03/pms-do-para-presos-por-postar-no.html

Nenhum comentário: