terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Em cartilha, PT mira 'desastre neoliberal’ de FHC



Texto divulgado pelo partido em comemoração de seus 10 anos de governo exalta gestões de Lula e Dilma, aponta queda real do salário mínimo na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e pode ser usado como base para a campanha presidencial de 2014; produzido pelo Instituto Lula e pela Fundação Perseu Abramo, documento não menciona o julgamento da Ação Penal 470



247 – Em uma cartilha para celebrar seus 10 anos de governo, o PT vai contrastar o que chama de projeto "glorioso" de Lula e Dilma com o "desastroso", de Fernando Henrique Cardoso. O documento com tom ideológico poderá ser usado como base para a campanha presidencial do ano que vem.

Com 15 páginas, o texto foi produzido pelo Instituto Lula e pela Fundação Perseu Abramo e supervisionado pelo presidente da sigla, Rui Falcão. A cartilha não menciona o julgamento da Ação Penal 470 e também não propõe autocrítica.

Leia trechos:
"Os governos neoliberais no Brasil consagraram a velha e surrada perspectiva das tradicionais elites conservadoras"

"A armadilha na qual os governos neoli-berais aprisionaram o país foi sendo desarmada graças a uma nova maioria política, capaz de estabelecer um novo ciclo de mudanças"

"Os dez últimos anos mudaram o Brasil, permitindo reverter a decadência induzida pela rota da neocolonização neoliberal. O povo voltou a protago-nizar mudanças"

"A política e a economia soberanas andaram de mãos dadas e os resultados positivos têm sido crescentes"

Sobre o período de FHC: "Enquanto o salário médio dos trabalhadores caiu, aumentou a derrama contínua de recursos públicos para os segmentos mais ricos e enriquecidos por uma dívida em expansão e por taxas reais de juros incomparáveis internacionalmente".

"Foram anos de enaltecimento da 'economia política do bonsai'. Para qualquer broto de crescimento com possível distribuição menos ingrata da renda que ousasse aparecer no Brasil havia a tesoura dos delegados do Consenso de Washington a amputá-lo".

"Por meio de privatizações sem critérios e [sem] decência administrativa, cerca de meio milhão de trabalhadores foram demitidos".

 http://www.brasil247.com/pt/247/poder/93948/Em-cartilha-PT-mira-%27desastre-neoliberal%E2%80%99-de-FHC.htm

Nenhum comentário: