Por Altamiro Borges
Entre 2004 e 2011, o governo do Estado de São Paulo, hegemonizado pelo
PSDB, gastou R$ 1 bilhão com publicidade oficial. O gasto com propaganda
mais do que dobrou no período, em especial durante a gestão do tucano
José Serra. Em 2009, o pré-candidato à presidência da República atingiu o
pico da despesa com propaganda do seu mandato - R$ 311,7 milhões, em
valores atualizados pela inflação. Neste cálculo não estão incluídos os
gastos milionários das empresas públicas - como o Metrô, a Sabesp e a
Dersa.
No caso do atual governo estadual, houve um aumento de 26% nos gastos
com publicidade em 2013, em comparação com as despesas ordenadas no ano
passado. A gestão de Geraldo Alckmin, candidato à reeleição em 2014,
prevê gastar R$ 226 milhões para divulgar suas realizações e veicular
peças de utilidade pública. O bombardeio publicitário deverá aumentar
nos próximos meses - até porque a gestão do tucano está muito desgastada
e tenta desesperadamente limpar a sua imagem de incompetente e
ineficiente.
As informações sobre as despesas com propaganda dos governos tucanos
foram extraídas dos relatórios de execução orçamentária apresentados ao
Tesouro Nacional, por exigência da Lei da Responsabilidade Fiscal.
Segundo a assessoria técnica do PT na Assembleia Legislativa de São
Paulo, elas estão incluídas na rubrica "comunicação social" e podem
ocultar outras despesas em publicidade, como patrocínios, compras de
assinaturas de jornalões e revistonas, isenções fiscais e outras
mamatas.
Bem que a assessoria técnica do PT poderia solicitar, com base na Lei de
Acesso à Informação, os dados de quem recebeu esta baita grana. Quanto
será que a Veja, a Folha, o Estadão e a TV Globo receberam para praticar
o seu jornalismo chapa-branca, que blinda os tucanos? Quanto que isto
pode representar nos salários de alguns "calunistas" amestrados que
fazem parte da "massa cheirosa" do PSDB?
http://altamiroborges.blogspot.com.br/2013/02/sp-gastou-r-1-bilhao-em-publicidade.html
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