domingo, 10 de fevereiro de 2013

João Kleber e as baixarias na RedeTV!

 
 
Por Altamiro Borges
Em queda na audiência e quase falida, a RedeTV! decidiu ressuscitar o “humorista” João Kleber – o mesmo que foi tirado do ar em dezembro de 2005 graças à ação movida por seis entidades da sociedade civil contra as suas baixarias na emissora. Na madrugada deste sábado, ele voltou à telinha com o seu quadro “teste de fidelidade” em pleno Carnaval. O jornalista Mauricio Stycer, da Folha, acompanhou o retorno do apresentador e ficou indignado com o que viu.

“Teatral, aos berros, insistindo que não estava encenando nada, João Kleber trouxe uma mulher disposta a ver se o marido seria fiel durante um trabalho no Carnaval. Com a ajuda de câmeras escondidas, ela viu o sujeito se apresentar para trabalhar como segurança de uma ‘empresária’, mas logo ser seduzido por ela e pela amiga. Ao final, ao vivo, João Kleber promoveu o encontro do casal. A mulher tentou agredir o marido, até que o apresentador explicou que tudo havia sido uma encenação da parte do homem, que sabia da intenção da mulher”.
“As frases exibidas na tela, que dramatizam a situação num crescendo, dão ideia do grau de exposição ao ridículo do casal: ‘Homem esconde da mulher que fará segurança de uma gostosa’; ‘Homem diz que a sua esposa é baixinha e gordinha, e mulher vê tudo’; ‘Homem não tira os olhos dos seios da atriz e mulher vê tudo’; ‘Você não imagina o que vai acontecer com o marido dessa mulher’. O espetáculo, pouco edificante, tornou-o famoso na década passada e foi responsável por tirar a RedeTV! do ar em 2005, suspensa pela Justiça. Está de volta agora num momento em que a emissora enfrenta um de seus piores momentos. Parece o casamento perfeito”, conclui Stycer.
O pior é que estas e outras baixarias são exibidas numa emissora privada que explora uma concessão pública e o governo não faz nada – absolutamente nada! A emissora está irregular – atrasa salários, não paga dívidas, subloca ilegalmente o canal para grupos religiosos – e o governo não faz nada! Em 2005, o Coletivo Intervozes e outras cinco entidades civil conseguiram obter o “direito de resposta” contra o mesmo apresentador, que abusava dos preconceitos no quadro “Tardes Quentes”, principalmente contra os homossexuais.
No lugar do programa de baixaria, a Rede TV! foi obrigada pela Justiça a veicular 30 horas de programação integralmente idealizada e produzida pelas organizações envolvidas na Ação Civil Pública contra a emissora. Durante os 30 dias de exibição, debates, vídeos, entrevistas e até comerciais traziam à telinha os direitos humanos e a voz dos setores historicamente excluídos da tevê brasileira. O programa contou com mais de 400 produções independentes enviadas por cerca de 150 organizações de todo o Brasil.
Uma nova ação da sociedade civil seria necessária hoje para barrar não apenas o retorno das baixarias de João Kleber – mas a própria baixaria da RedeTV! Este espaço, que é público, seria muito melhor ocupado por uma emissora pública – ou mais direto, pela TV Brasil.
 
 http://altamiroborges.blogspot.com.br/2013/02/joao-kleber-e-as-baixarias-na-redetv.html
 

Nenhum comentário: