Havia duas notícias sobre inflação nesta segunda-feira (26):
1) A divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da Fundação Getúlio Vargas (FGV): a inflação diminuiu em seis das sete capitais pesquisadas. Essa notícia é menos interessante para o lucro dos banqueiros.
2) A divulgação do boletim focus do Banco Central (aqui), datado de sexta-feira (23), mostrando projeções do mercado financeiro para uma suposta inflação maior até o final ano.
Vejam bem, é projeção (estimativa), não é medida da inflação que de fato aconteceu, é o que a bola de cristal dos "especialistas" do mercado financeiro acham que vai ser a inflação medida pelo índice IPCA/IBGE até o fim do ano.
Obviamente essa segunda notícia é mais interessante para o lucro dos banqueiros.
Adivinhe qual delas o Jornal Nacional da TV Globo divulgou?
E ganha um doce quem advinhar qual é o patrocinador do Jornal Nacional.
Notícia mofada, com prazo de validade vencido As projeções da pesquisa focus foram feitas a partir de especulações em cima do IPCA-15 / IBGE, medido até o 13 de setembro, um período anterior à medida feita pela Fundação Getúlio Vargas na semana passada, o que já indicou mudança na tendência.
Isso deixa a notícia da Globo, da forma como foi ao ar, sem dizer também dos números da FGV, com prazo de validade vencido, com cheiro de mofo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário