quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Presidente da Câmara faz Globo engolir mentira







Notável âncora do jn evita cassação da Globo




O presidente da Câmara dos deputados, Marco Maia (PT/SP) fez a TV Globo engolir um sapo, e ler uma espécie de direito de resposta no Jornal Nacional de terça-feira.


E emissora havia “denunciado” algo normal e insignificante como se fosse um escândalo, desde a semana passada, em todos os seus telejornais. O tom agressivo do jornalismo da emissora ganhou aparência de intimidação sobre deputados através de noticiário negativo.


A Globo disse que a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) havia aprovado “118 projetos com apenas 2 deputados presentes”. A Globo não disse, mas os 118 projetos dispensam debate sobre constitucionalidade, por isso 35 deputados assinaram presença e não ficaram para votar pessoalmente, como se deixassem uma procuração para votar pela aprovação. A maioria dos “118 projetos” não passava de concessão de rádios com parecer pela aprovação (leia aqui os detalhes).


Maia explicou porque essa sessão não será anulada, como cobrava a Globo:


“Não houve, em nenhum momento, qualquer tipo de infração em relação ao Regimento Interno da Câmara, que permite a realização de sessões mesmo sem o quórum presencial. Basta que haja quórum de deputados presentes na Casa….


… se essa sessão da CCJ fosse anulada, teriam que ser anuladas as votações das sessões que aconteceram nos últimos dez anos, com votação em bloco, o que acarretaria a suspensão da concessão das rádios e televisões praticamente de todo o Brasil, inclusive da Globo”.


As renovações das concessões de vários veículos da Rede Globo foram feitas no dia 5 de maio de 2009, numa sessão também com votação simbólica em bloco.


Na terça-feira, o apresentador Heraldo Pereira do Jornal Nacional, leu a notícia com semblante de quem estava estava literalmente engolindo o sapo, e teve que pagar o mico de dizer :”Maia disse que decisões têm sido tomadas da mesma forma nos últimos dez anos, e citou a concessão de rádios e televisões de todo o Brasil, inclusive da Globo”.

Em tempo: o Conversa Afiada tem o prazer de publicar o seguinte comentário do amigo navegante Engenheiro Vicente:


Prezado Paulo Henrique Amorim, muito bom dia!


Acho que precisamos ser mais claros com os excessos. Que patacoada essa apresentada há alguns dias pelo jornal “O Globo” e pela “TV Globo”?


Sobre a votação de 118 projetos de lei em 3 minutos pela Câmara dos Deputados, gostaria que você observasse e considerasse o seguinte:


a) Dos 118 projetos nenhum era de interesse efetivo do povo brasileiro, vejamos:
a1) 38 projetos de decreto legislativo, redações finais, ou seja, já foram apreciados e votados e tratam de outorga ou renovação de serviços de radiodifusão (da Globo inclusive – PHA);
a2) 08 redações finais de projetos de lei, ou seja, também já foram discutidos e votados.
a3) 66 projetos de decreto legislativo referente á concessão ou renovação de outorga de serviços de radiodifusão.


Tudo isto, caro Paulo Henrique, votados por acordo.Isso é feito há muito tempo. Repare, em 05 de maio deste ano, em bloco e de forma simbólica, foi aprovada a renovação da rede globo.


Nada se comentou!


E por que agora?


Porque na lista dos aprovados estavam os projetos da Rede Bandeirantes e da Rede Record.


Veja! O PDC 2883/2010 é da rádio e TV Bandeirantes de São Paulo, o PDC 2999/10 é da rádio e TV Bandeirantes de Campinas e o PDC 192/11 é da Record.


Posso, meu prezado PHA, estar vendo chifre na cabeça de cavalo.


Mas, por que a Globo não denunciou antes, se isso se faz há anos ?


Só agora que aparecem (2) concorrentes é que eles (a Globo) denunciaram?


Alguém precisa apresentar o contraponto: só você!


Com o abraço fraterno, Vicente.



Nenhum comentário: