terça-feira, 6 de setembro de 2011

NOVELA DA TV GLOBO MORDE A INFORMAÇÃO E ASSOPRA BOBAGENS SOBRE TRATAMENTO FISIOTERÁPICO. – CREFITO NOTIFICA A EMISSORA.




Se não conhece sobre o assunto, o autor da novela das sete, deveria se informar, ao invés de abordar questões de saúde, como se fosse mais uma das bobagens e futilidades ditas por atores que interpretam personagens de sua novela.


Infelizmente, as novelas ainda possuem um grande poder de ‘passar’ para os espectadores mensagens que acabam funcionando como formadoras de hábitos e opinião. Assim, quando se veicula na novela, uma informação falsa, relacionada com a saúde das pessoas, se ultrapassa o limite do besteirol e se beira a irresponsabilidade.

O CONSELHO DE FISIOTERAPIA reagiu através de notificação, mas, vai ficar por isso mesmo, as novelas das TVs só possuem compromisso com a audiência, e, com honrosas exceções, contribuem para deseducar e perverter, sob o escudo do entretenimento.


Leia a Nota do CREFITO


Crefito-2 notifica a Rede Globo por equívoco na novela Morde & Assopra.


O CREFITO-2 vem manifestar repúdio à grave distorção no enfoque dado no capítulo da novela “Morde & Assopra” da Rede Globo de Televisão, exibido em 31 de agosto de 2011, quarta-feira. No diálogo entre os personagens, um médico sugere que o menino Rafael deve submeter-se a tratamento de fisioterapia e indica um enfermeiro, que também é “AUXILIAR DE FISIOTERAPIA”. Ele estaria habilitado, pois havia realizado cursos técnicos e trabalhado em clínicas de FISIOTERAPIA.


A Presidente do CREFITO-2, Dra. Regina Figueirôa, ao tomar conhecimento do ocorrido, acionou a Assessoria Jurídica do Conselho e imediatamente foram expedidos Ofícios ao autor e ao diretor da novela, como também ao diretor-geral da emissora, manifestando nossa surpresa e preocupação com o equivocado enfoque e pleiteando a correção, onde o tratamento seja assumido por fisioterapeuta.


A criação de um personagem intitulado “AUXILIAR DE FISIOTERAPIA”, assumindo o tratamento fisioterapêutico na referida criança, mesmo sendo ficção, pode incentivar e promover o exercício ilegal da profissão de fisioterapeuta, tão combatida por este Conselho Regional.


Esperamos que as distorções sejam sanadas, em defesa de uma boa assistência de Saúde à população.


Diretoria do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região


Nenhum comentário: