sábado, 10 de setembro de 2011

LULA CONTRATOU TRES VEZES MAIS SERVIDORES QUE FHC – E NÃO FOI SUFICIENTE.




Em seus oito anos de governo, uma das mais difíceis tarefas do presidente Lula foi desfazer a herança maldita de desmonte do Estado brasileiro, recebida do desgoverno de FHC.


Ainda assim, a irresponsabilidade do governante tucano e seus aliados foi tamanha, que mesmo promovendo concurso público e contratando efetivamente servidores públicos, não foi possível sanar o difícil problema herdado.


Órgãos como Polícia Federal, Receita, INSS, Ministérios e outras unidades vitais para o funcionamento do Estado brasileiro estavam completamente desestruturadas. É notória a política de ‘arrasa quarteirão’ que FHC promoveu nas Universidades e área de Ciência e Tecnologia, contribuindo para o nosso atraso em inovação e pesquisa. A flagrante ilegalidade que o governo de FHC cometeu, preenchendo vagas com terceirizados, foi objeto de várias ações, e, por determinação da Justiça, sobrou para Lula ter de consertar mais essa, da trágica administração tucana.


O problema dos terceirizados na administração pública ainda é grave, e precisa de atenção contínua por parte do governo Dilma, visto que a tarefa de substituir os terceirizados por concursados leva tempo, e o governo não pode parar. Contra fatos, porém, não há argumentação falaciosa que resista. Se hoje, o número de Servidores Públicos federais é inferior ao de 1991, como acusar o governo de Lula de “inchar a máquina” ?


É FATO que o cidadão brasileiro tem direito a um serviço público de qualidade, e que hoje, ainda estamos longe disso. Não havia de ser, entretanto, com política de desmonte do serviço público e burla aos concursos, como foi praticado por FHC, que isso seria alcançado.



Nenhum comentário: