segunda-feira, 12 de setembro de 2011

OAB diz ser contra corrupção, mas tem dirigentes defendendo políticos Corruptos



A OAB em frente as câmeras de TV posa de paladina da ética, querendo reeditar o CANSEI II. Mas entre as quatro paredes das salas dos tribunais, tem dirigentes que advogam para livrar corruptos da cadeia.



O secretário-geral da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, recorreu ao STF pedindo a EXTINÇÃO de PUNIBILIDADE e PRESCRIÇÃO de um processo movido pelo Ministério Público do Estado do Piauí contra o ex-prefeito da cidade de Picos,José Neri de Sousa (que já foi do PFL).



Agora, vejamos a ficha deste cliente do secretário-geral da OAB.


Os procuradores da República no Piauí já ingressaram com 31 ações contra o ex-prefeito por:



- desvio de dinheiro público;



- deixar de prestar contas;- apropriação de contribuições previdenciárias;



- irregularidades em licitações;


- quando prefeito, contratou, sem licitação, sua própria empresa (Kavapoço), para perfurar dois poços. Só perfurou um, e a prefeitura pagou pelo poço inexistente.


- foi preso em novembro de 2007 por agentes da Policia Federal, para cumprir sentença de 4 anos e 6 meses de prisão pela prática de crime de responsabilidade, nove vezes (processo 2006.40.01.004000-3).




E aí é que falta autoridade moral para a OAB falar em combate à corrupção.


A OAB deveria começar por fazer faxina na própria casa, tomando as algumas medidas.


Ok que a OAB não impeça advogados do livre exercício da profissão, e ok que todo criminoso tenha direito à defesa. Mas se a entidade quer de fato falar sério em campanha de combate à corrupção, deveria:


- não admitir em sua direção e como conselheiros, por conflito de interesses, advogados que atuem na defesa de corruptos, e atuem de forma contrária ao interesse público de recuperar dinheiro desviado dos cofres públicos.


- resolver o que fazer com os “bons” advogados que, na prática, tornam-se sócios na divisão do butim da corrupção, quando recebem honorários milionários com dinheiro de origem suja, desviados dos cofres públicos, para defender corruptos e suas fortunas.



Nenhum comentário: